Em 2022, a cuidadora de gatos russa Tatiana Rastorgueva começou a chocar seus seguidores com um projeto um tanto quanto inusitado: aperfeiçoar cruzamentos de gatos para tentar criar espécimes com rostos mais parecidos o possível com os de humanos… sim, é isso mesmo que você leu. A russa se dedicou a cruzar espécimes de uma raça específica: maine coon, conhecida por ser uma das maiores raças de gatos domésticos. De acordo com o PetLove, a suspeita é que ele seja um cruzamento de gatos europeus de pelo longo com gatos americanos de pelo curto.
Russa se dedica a criar gatos com “rostos humanos” há mais de 16 anos
“Há 16 anos* trabalho com esta raça para conseguir mais definição e agora estou muito perto do meu objetivo”, explicou Tatiana ao site britânico Unilad. “Cada criador tem o seu ideal de gato que gostaria de ter. Trabalhei no meu sonho durante muito tempo, no entanto, ainda não é o que onde quero chegar.”
*Lembrando que essa entrevista é de 2022.
Como já mencionamos, ela compartilha fotos e vídeos das suas “criações” nas redes sociais. O seu perfil no Instagram conta com mais de 102 mil seguidores. A aparência desses gatos dividiu bastante a opinião dos seguidores de Tatiana, com alguns chamando os felinos de “adoráveis” enquanto outros consideraram os pets um tanto quanto assustadores, inclusive comparando os animais a lobisomens (os da foto de capa realmente parecem um pouco na opinião da autora…).




