Quando o assunto é ser um alimento versátil, poucos se comparam à batata. Você pode fritar, cozinhar e assar e ela pode ser um ingrediente importante tanto para refeições mais elaboradas quanto para aquele lanchinho de petiscar (quem não ama uma batata frita de vez em quando?).
Originária da América do Sul, da Região dos Andes, e posteriormente levada para a Europa, a batata é um alimento popular praticamente no mundo inteiro. Além da versatilidade, essa raiz é um alimento de baixo custo, acessível para muitas famílias brasileiras. Rica em nutrientes, como carboidratos, fibras e minerais, a batata é uma ótima opção de alimento.

Batata é “carboidrato do bem”
Batatas são uma fonte importante de carboidratos complexos, que são digeridos mais lentamente ao longo do dia, provendo mais saciedade e por mais tempo. Além disso, esse tipo de carboidrato tem um índice glicêmico maior do que alimentos como arroz e pão, não aumentando tanto os níveis de açúcar no sangue. E tem mais benefícios.
Principalmente em comparação com outros carboidratos, a batata é uma opção muito mais rica em fibras, outro fator importante na hora de controlar o nível glicêmico no organismo. Uma dieta rica em fibras também ajuda a manter um funcionamento saudável do intestino, evitando problemas desagradáveis como constipação.
As batatas também têm grandes quantidades de antioxidantes, como flavonóides, antocianinas e carotenóides (as quantidades variam dependendo do tipo de batata). Antioxidantes combatem a ação dos radicais livres no organismo, combatendo doenças inflamatórias e o envelhecimento precoce. E tem mais: elas também são ricas em vitamina C, outro nutriente importante na prevenção de doenças inflamatórias e cardiovasculares.