O protetor solar está no mercado há um bom tempo, mas somente com o passar dos anos e a comprovação da sua eficácia, que as pessoas começaram a entender o papel fundamental que ele tem em nosso dia a dia, principalmente para nós que vivem em um país tropical, com sol em boa parte do ano. Apesar desse avanço de informação, especialistas seguem alertando sobre a forma correta de usar.
Em uma entrevista ao portal Alto Astral, a Dra. Luísa Vitoi, médica dermatologista e docente do curso de Medicina do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), explicou que o protetor solar só é efetivo quando aplicado da maneira correta. Para isso, a pessoa precisa saber o quanto passar em diferentes partes do corpo.
Por exemplo, no rosto, testa e pescoço, o certo é usar uma quantidade semelhante a uma colher de chá. Outra dica é usar dois dedos cheios de protetor para ter uma noção da quantidade: É preciso aplicar cerca de 20 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada 2 horas ou sempre que sair da água ou se tiver muito suor”, explica a dermatologista.
Saiba mais detalhes de como passar o protetor solar corretamente
Apesar de associarmos o protetor solar com férias, é importante ter o hábito de aplicá-lo durante o nosso dia a dia e isso é uma recomendação para todas as idades. É fundamental se proteger do sol e evitar se expor por longos períodos sem o uso dele: “Pessoas com pele, cabelo e olhos claros; familiares com histórico de câncer de pele; pessoas com facilidade de apresentar queimaduras solares e que possuem manchas, pintas ou sardas”, alerta a Dra.
Ao sair de casa e perceber que está muito sol, acrescente outras formas de proteção, como chapéus, bonés, barracas, óculos de sol e roupas com tecido com proteção UV. Se possível, evite a exposição solar nos horários mais quentes do dia, que é entre 9h e 15 horas.