Os tipos de diabetes mais conhecidas são a 1 e a 2, mas você sabia que também existe uma diabetes tipo 5? A tipo 1 destrói as células que produzem insulina e a tipo 2 é quando o corpo não consegue usar a insulina que ele produziu. Já a tipo 5 é causada por um “mau desenvolvimento pancreático causado por deficiências nutricionais de longo prazo”, explica matéria da Superinteressante.
Esse subtipo de diabetes foi reconhecido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) no Congresso Mundial de Diabetes, que aconteceu na capital da Tailândia, Bangkok, em abril. Na ocasião, o presidente da IDF anunciou que vai criar um grupo de trabalho para desenvolver critérios formais de diagnóstico, além de pesquisar e desenvolver módulos de treinamento para profissionais.
De acordo com a IDF, até ser reconhecida oficialmente, a diabetes tipo 5 costumava ser erroneamente diagnosticada como tipo 1 ou 2. “Quando a gente faz o diagnóstico correto, a gente pode direcionar um tratamento mais certo para o defeito que é aquele tipo de diabetes”, explica o médico Fernando Valente, diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), à Super.
Diabetes tipo 5 é mais comum em países de baixa ou média renda
O que foi observado é que esse tipo de diabetes afeta principalmente adolescentes e jovens adultos magros e desnutridos em países de baixa ou média renda. “A doença atinge entre 20 a 25 milhões de pessoas, mas tem maior prevalência na África e na Ásia”, afirma a Superinteressante.
Segundo a SBD, a desnutrição em fases cruciais de desenvolvimento diminui o número de células produtoras de insulina no pâncreas. Com isso, a diabetes tipo 5 não é uma resistência à insulina, mas sim uma deficiência do hormônio.