Quando você ver um gato de pelo malhado, não precisa nem perguntar ao tutor se o animal é macho ou fêmea. Por causa de uma curiosidade genética, apenas gatos fêmeas têm o pelo malhado. Mas por que isso acontece? Continue lendo que a gente te explica.
A Superinteressante explica que, nos gatos, o gene responsável pela cor do pelo fica no cromossomo X. Assim como no caso dos humanos (isso é geral no grupo dos mamíferos), os gatos machos têm um cromossomo X e um Y, enquanto os gatos fêmeas têm dois cromossomos X.
Para ter o pelo malhado, o animal precisa ter cromossomos de duas cores. Ou seja, ele precisa de dois cromossomos X. Por isso, todo gato malhado é, necessariamente, fêmea.
Mas é claro: toda regra tem sua exceção. Em um problema congênito raro, o gato macho pode nascer com os cromossomos XXY – um a mais.
Todo gato laranja é macho
Pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e da Universidade de Kyushu, no Japão, realizaram estudos para descobrir qual o gene responsável pela pelagem laranja. Através de métodos diferentes, eles chegaram a mesma conclusão.
Na sequência da DNA de gatos machos laranja, há um trecho de DNA excluído, que aparentemente incentiva a atividade de um gene chamado Arhgap36, responsável pelo pigmento ruivo.
“Às vezes, trechos de DNA corrompidos, excluidos ou duplicados, seja no gene em si ou em genes vizinhos, mudam essa receita e geram pequenas alterações – que podem ocorrer na proteína em si, na taxa em que essa proteína é produzida etc. São essas mutações que geram variabilidade nos seres vivos e permitem que existam, por exemplo, gatos ou pessoas com cores e cabelos diferentes”, explica a Superinteressante.