Tulipas, moinhos, Amsterdã… você imaginou a Holanda, não é mesmo? Ou será que é Países Baixos? Talvez você já tenha ouvido os dois nomes para se referir, aparentemente, ao mesmo país, mas qual o nome oficial?
Holanda talvez seja o nome mais popular… mas, na verdade, o nome oficial do país é Países Baixos – Nederlands, em inglês. O nome se refere ao fato de boa parte do território ter uma altitude abaixo do nível médio do mar. O reino dos Países Baixos surgiu lá no século 19.
“Ok, então Holanda vem de onde?”
“Os Países Baixos são compostos por 12 províncias. Enquanto todas as 12 províncias juntas são os Países Baixos, as duas províncias da Holanda do Norte (‘Noord-Holland’, em holandês) e Holanda do Sul (‘Zuid-Holland’, em holandês) são referidas coletivamente como a região da Holanda”, explicou Ingrid de Beer, chefe da seção de Diplomacia Pública do Ministério das Relações Exteriores do país, à CNN.
A capital Amsterdã é localizada nessa região da Holanda. Essas duas províncias têm maior população, impacto econômico e recebem mais turistas. Pensando nisso, muitos empresários começaram a usar o nome “Holanda” para atrair turistas. Com isso, o nome da região acabou ficando mais popular do que o do país.
Nos últimos anos, o governo dos Países Baixos tem feito um esforço de marketing para recuperar o nome oficial. “Ministérios e instituições desportivas e culturais, acompanhados das principais cidades do país, lançaram uma campanha de marketing a fim de eliminar o uso do nome Holanda”, explica matéria de 2019 da BBC. Um exemplo foi o site oficial de turismo do país, que deixou de se chamar “Holland.com” (“Holanda.com”) para se chamar “Nederlands.com” (“PaísesBaixos.com”).




