A maioria das pessoas não pensa muito nas cores de roupas que usa na hora de sair de casa, não é mesmo? Mas você sabia que as cores que você usa com frequência podem revelar aspectos da sua personalidade e até problemas como insegurança e baixa autoestima?
De acordo com especialistas em comportamento visual, escolha frequente de tons neutros e apagados podem estar associados a sentimentos de insegurança ou timidez. Por outro lado, cores mais vivas refletem confiança e vitalidade. Vale destacar que os significados não podem ser universais: uma cor pode ter diferentes significados a depender do contexto. Mesmo assim, confira tons normalmente associados à baixa autoestima:
Preto
Sim, o preto é uma cor clássica e muito versátil, mas se você só usa preto, ela pode mostrar que você tem medo do julgamento externo e está tentando usar suas roupas como uma “armadura emocional”.
Cinza
Em algumas situações, o cinza pode transmitir elegância e austeridade, mas o uso frequente pode ser um sinal que você evitar chamar atenção ou expressar emoções intensas.
Bege
O bege inspira calma e tranquilidade, mas também pode ser um truque da pessoa para passar mais despercebida no ambiente. Não é por acaso que muitas pessoas a consideram um cor “chata”.
Marrom
“No campo psicológico, os tons escuros costumam estar ligados a emoções contidas ou a uma visão mais rígida da vida”, explica o GLOBO.
Branco
Um cor que transmite neutralidade, o branco pode refletir uma falta de expressão pessoal ou indecisão se você a usa com frequência e sem apostar em variações e combinações.