Deixe pra lá essa ideia de que “tudo que é gostoso faz mal para a saúde”. A pipoca doce, por exemplo, é um petisco adorado, mas também pode ter benefícios surpreendentes para a saúde – ainda mais se for feita com ingredientes mais saudáveis -, conta o Portal Uai.
Os benefícios da pipoca
Antes de tudo, vamos destacar que a pipoca em si está longe de ser um alimento ruim para a saúde. A pipoca, o grão do milho, é uma ótima fonte de fibras e, por isso, aumenta a sensação de saciedade – de se sentir satisfeito – e ainda ajuda o seu sistema digestivo.
Além disso, o alto teor de fibras faz com que a pipoca seja um alimento com baixo índice glicêmico, o que ajuda a regular o seu nível de açúcar no sangue e a produção de insulina – tornando ela uma ótima opção de lanche para os diabéticos.
E ainda não terminou: para completar, o milho de pipoca é rico em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres do corpo e, consequentemente, o envelhecimento precoce.
Como fazer uma pipoca doce mais saudável?
O Portal Uai inclui algumas sugestões para quem quer aproveitar a versão doce da pipoca, mas sem perder os benefícios para a saúde. Um exemplo é substituir o açúcar refinado por açúcar mascavo ou mel e apostar em especiarias como canela ou cacau em pó para trazer mais sabor ao seu lanche.
No geral, na hora de fazer uma versão mais saudável da pipoca, é melhor apostar em outros temperos e evitar excesso de sal ou, pior ainda, de temperos prontos como o sazón. Também fuja do óleo e da manteiga na hora de preparar o lanche. E, como sempre, a moderação é essencial.