No dia 11 de março, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu uma nota pedindo a suspensão de todas as operações da companhia aérea Voepass. A empresa é a junção da Passaredo Transportes Aéreos e pela MAP Linhas Aéreas, vinha operando com seis aeronaves em voos para 17 destinos. Diante dessa interrupção dos serviços, muitos passageiros foram prejudicados.
De acordo com a apuração feita pela InfoMoney, a Anac suspendeu os serviços por constatar “violação das condicionantes”, implicando no funcionamento das operações por não estarem dentro dos padrões de segurança exigidos. Vale ressaltar que desde agosto de 2024 a agência estava acompanhando de perto o funcionamento da Voepass, por causa do acidente em Vinhedo, interior de São Paulo, que matou 62 pessoas.
Latam assume passageiros da Voepass
Diante da paralisação dos serviços, a Latam precisou disponibilizar uma nave para mais de 100 passageiros que estavam retidos em Fernando de Noronha. Apesar da decisão da Anac, o Procon de São Paulo pediu esclarecimentos da Voepass sobre as opções oferecidas aos clientes após a suspensão das operações pela Agência Nacional de Aviação Civil.
Até o momento, a empresa não foi liberada para operar até que comprove a capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes. Em resposta ao Procon, a Voepass afirmou que vai auxiliar todos os passageiros que foram impactados pela ordem da agência.
Vale ressaltar que os clientes possuem duas possibilidades de ressarcimento, como ter reembolso integral ou reacomodação, sendo realocado para um voo de outra companhia sem custo adicional, desde que haja disponibilidade.