A Volkswagen confirmou que lançará três novos modelos no mercado brasileiro até o fim de 2025. Dois deles já estão oficialmente anunciados: o Jetta GLI reestilizado e o Golf GTI, que marcará o retorno do hatch esportivo ao país. O terceiro modelo ainda não teve o nome divulgado, mas tudo indica que será uma versão renovada do SUV Taos, conforme apuração do Estadão.
Os novos veículos devem chegar ao país ao longo do segundo semestre, com lançamentos simultâneos dos esportivos previstos para o último trimestre do ano.
Produzido no México, o Jetta GLI 2025 traz uma atualização de meia-vida com mudanças visuais e novos detalhes internos, mantendo o tradicional motor 2.0 TSI de 231 cv e 35,7 kgfm de torque. O modelo permanece equipado com câmbio automatizado DSG de dupla embreagem com sete marchas, banhado a óleo.
Entre as principais mudanças estéticas, o sedã esportivo ganhou novos faróis de LED, grade redesenhada e frisos vermelhos que reforçam o apelo esportivo. O modelo atual custa a partir de R$ 250.990, e a nova versão deve chegar ao mercado entre R$ 270 mil e R$ 280 mil.
Golf GTI volta ao Brasil com motor de 265 cv
Após anos fora do mercado nacional, o Golf GTI volta ao Brasil em sua oitava geração (versão 8,5). O hatch será equipado com o mesmo motor 2.0 turbo EA888 do Jetta, porém com uma calibração mais agressiva: 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos.
Outros destaques incluem:
- Câmbio DSG de 7 marchas
- Rodas aro 19
- Faróis IQ Light Matrix
- Lanternas traseiras em LED com efeito 3D
- Detalhes aerodinâmicos como spoiler e saias laterais
A expectativa é que o GTI chegue abaixo da faixa dos R$ 400 mil, mirando competir com os esportivos japoneses Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.
Taos reestilizado pode ser o terceiro lançamento
Apesar de não confirmado oficialmente, o novo Taos deve completar a tríade de lançamentos da marca para 2025. A atualização do SUV médio trará mudanças visuais, melhorias internas e novo câmbio automático de 8 marchas (AQ300), substituindo o atual de 6 marchas.
O motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm será mantido, mas o design frontal será redesenhado, com faróis mais estreitos, grade afilada e para-choques com novo recorte. Na traseira, destaque para barra luminosa unindo as lanternas e detalhes em preto brilhante.
O interior também será modernizado com:
- Central multimídia VW Play Connect de 10 polegadas
- Painel redesenhado
- Comando digital do ar-condicionado
- Melhor isolamento acústico
Atualmente vendido nas versões Comfortline (R$ 206.990) e Highline (R$ 231.990), o modelo renovado será importado do México e deve chegar com preços mais altos.