Um voo da LATAM levou dois passageiros um tanto quanto inusitados a bordo recentemente. Estamos falando do Bob e do Barrigudinho, dois macacos-barrigudos (Lagothrix lagotricha cana) que foram resgatados no Amazonas. Na última terça-feira (13), eles chegaram ao ZooPark da Montanha, em Marechal Floriano, no Espírito Santo, onde passam a integrar programas de conservação da espécie.
O voo saiu de Manaus, capital do Amazonas, até Vitória (ES), um deslocamento que teria levado mais de 11 mil quilômetros e cerca de dez dias por via terrestre. Essa redução do tempo de viagem não é apenas muito mais prática, mas também reduz muito o estresse dos animais no percurso.
Barrigudinho e Bob foram acolhidos pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Amazonas (CETAS-AM) em 2025. Eles foram retirados da natureza depois de terem sido mantidos como animais domésticos de forma (obviamente) ilegal. No caso do Barrigudinho, a própria tutora acabou entregando ele às autoridades depois de relatar dificuldades para manter o “pet”. Infelizmente, o Bob foi vítima de maus-tratos, tendo sido encontrado sem água e alimento amarrado a uma árvore.
LATAM: Avião Solidário
Esse voo com os dois macacos é mais um do programa Avião Solidário, da Latam, que tem a proposta de apoiar iniciativas humanitárias, ambientais e de desenvolvimento regional. Esse programa existe há 12 anos, tendo ajudado a transportar mais de 4,6 mil animais e mais de 868 toneladas de carga. Durante a pandemia da Covid-19, ele distribuiu milhões de vacinas por todos os estados, e, no ano passado, ajudou a transportar doações e voluntários para ajudar vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.




