Você provavelmente leu esse título e pensou: “ué… mas não tem vulcão no Brasil”. E esse é um senso comum que se engana redondamente. Vamos corrigir um pouco: nós temos sim vulcões no Brasil, mas eles não estão ativos. Isso não quer que nunca tenha rolado uma erupção no nosso país. Rolou… mas há muito (muito) tempo atrás.
Já existiram vulcões ativos no Brasil
No fim da Era Mesozoica, cerca de 66 milhões de anos atrás, aconteceram manifestações vulcânicas de altíssima intensidade no nosso território. Essa atividade vulcânica atingiu o que hoje é o Sul do Brasil, mais São Paulo e Mato Grosso do Sul, além dos vizinhos Argentina, Uruguai e Paraguai.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, um grupo de pesquisadores do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo encontrou no Pará um dos maiores vulcões conhecidos e o mais antigo de todos, com uma idade estimada em 1,85 bilhão de anos. A estrutura geológica do Brasil é bem antiga.
Apesar da idade e dos efeitos da erosão, é um vulcão muito bem preservado, o que gera curiosidade para pesquisadores, já que a maioria dos vulcões desse tipo se formaram há menos de 250 milhões de anos.
“Os estudos mostraram que, a partir de dezenas de pequenas erupções, ocorreu ali uma erupção gigantesca, catastrófica, que culminou com a formação de uma caldeira de 22 km de diâmetro. O vulcão está localizado entre os rios Tapajós e Jamanxim e não há estrada de acesso ao local”, afirma o site do Serviço Geológico do Brasil.




