Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Vulcão na América do Sul entra em atividade e preocupa o continente

Por Pedro Silvini
24/11/2025
Em Geral
0
vulcão américa latina

O complexo vulcânico Planchón-Peteroa, localizado na fronteira entre Argentina e Chile, voltou a apresentar aumento de atividade superficial nas últimas semanas, com sucessivas emissões de cinzas que alcançaram entre 1,1 e 2 quilômetros acima da cratera. O Serviço Geológico Minero Argentino (Segemar) mantém o alerta técnico amarelo, em vigor desde julho, após a intensificação dos pulsos recentes.

A formação, considerada o segundo vulcão mais perigoso da Argentina, está próxima da localidade de Las Loicas e da cidade de Malargüe, no sul de Mendoza. Imagens de satélite do Serviço Meteorológico Nacional registraram o fenômeno, acompanhado por forte odor de enxofre e redução de visibilidade nas áreas próximas ao maciço.

Diferente dos vulcões de formato cônico tradicional, o Planchón-Peteroa é um complexo vulcânico estruturado em duas grandes fases de formação, hoje composto por um anfiteatro natural com quatro crateras.

De acordo com Sebastián García, diretor do Observatório Argentino de Vigilância Volcânica, as mudanças nos parâmetros monitorados — como sismicidade, deformação do terreno e anomalias térmicas — explicam a elevação do alerta.

Com o avanço para o nível amarelo, os relatórios técnicos passam a ser emitidos a cada 15 dias, em vez de mensalmente.

Embora não haja indicação de erupção iminente, especialistas afirmam que a emissão de cinzas pode continuar, atingindo cidades do sul de Mendoza, dependendo da direção dos ventos.

Risco é de cinzas, não de lava

A última erupção importante do Planchón-Peteroa ocorreu em dezembro de 2018, mas desde maio deste ano o complexo vem registrando atividade sísmica e fumarólica constante.

Considerado um dos vulcões de maior risco por sua proximidade com áreas habitadas, o perigo principal não está na lava, mas sim na queda de cinzas, que pode afetar a saúde da população, a agricultura e os sistemas de abastecimento de água.

Apesar da preocupação regional, especialistas ressaltam que não há motivo de alerta para a província de San Juan. O geólogo Fabricio Carbajal explica que os vulcões ativos do país estão concentrados mais ao norte e, no caso de San Juan, a cerca de 400 km do Planchón-Peteroa.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
turnê rock

Banda de rock mais aclamada da história irá realizar 9 shows no Brasil

Confira!

sonho dormir

O que significa ter o mesmo sonho várias vezes, segundo a ciência

25/11/2025
tremembé série

Conheça os novos personagens da segunda temporada da série Tremembé

25/11/2025
Imagem de Pexels por Pixabay

Luto: falece, aos 81 anos, um dos maiores cantores de todos os tempos

25/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix