Você provavelmente já ouviu os termos Wegovy e Ozempic em contextos muito parecidos e talvez tenha ficado na dúvida: afinal, eles são ou não a mesma coisa? Se não, qual a diferença entre eles? Calma que a gente te explica:
Wegovy e Ozempic são a mesma coisa?
Sim. E não. Ambos os medicamentos são produzidos pela mesma empresa farmacêutica, a empresa dinamarquesa Novo Nordisk e ambos são semaglutidas, o que significa que eles têm o mesmo princípio ativo.
A semaglutida libera a produção do hormônio GLP-1, que já é produzido naturalmente pelo nosso corpo e é essencial para controlar o apetite e regular a glicose no sangue. Porém, no nosso organismo, o efeito dele dura poucos segundos. A versão artificial da semaglutida, presente no Wegovy e no Ozempic, tem uma duração prolongada, atuando no organismo por cerca de uma semana, como explica o blog Bem PanVel.
Qual a diferença entre o Wegovy e o Ozempic?
A diferença entre os dois é mais no marketing do que em qualquer outra. O Ozempic foi criado como um medicamento para o tratamento de diabetes tipo 2, já que a semaglutida ajuda a regular os níveis de glicose no sangue. Porém, o medicamento se tornou mais conhecido pelo seu efeito colateral de perda de apetite, que acelera o processo de emagrecimento. Por isso, a Novo Nordisk desenvolveu o Wegovy, com o mesmo princípio, mas já pensado especificamente para o tratamento da obesidade.
“Embora Wegovy e Ozempic contenham o mesmo ingrediente ativo, a semaglutida, eles foram desenvolvidos para diferentes populações e condições de saúde, o que justifica suas diferentes dosagens, apresentações e indicações de uso”, explicou Thais Emy Ushikusa, médica e gerente de obesidade da Novo Nordisk no Brasil, à Forbes. “O Wegovy é especificamente formulado e aprovado para o tratamento da obesidade, enquanto o Ozempic é destinado ao manejo do diabetes tipo 2.”
Nutrólogo e colunista da Forbes, Eduardo Rauen ainda completou que os dois medicamentos têm dosagens diferentes, com o Wegovy tendo uma dosagem mais alta do que o Ozempic.




