Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

WhatsApp foi hackeado e usuários foram espionados, admite a Meta

Por Gabriela Giordani
07/02/2025
Em Geral
0
Dado Ruvic/Reuters

Dado Ruvic/Reuters

Após rumores sobre possíveis ataques cibernéticos, a empresa Meta confirmou que o WhatsApp sofreu um ataque hacker sofistificado, o que permitiu que os criminosos tivessem acessos aos usuários para espionarem, sem necessidade de interação. Segundo a empresa, o ataque foi classificado como “zero-click”, sendo atribuído à empresa israelense Paragon Solutions. Cerca de 90 usuários foram afetados com a ação, em mais de 20 países, incluindo jornalistas e membros da sociedade civil dos Estados Unidos. 

A Meta revelou que os hackers tiveram acesso à instalação de um spyware conhecido como Graphite, comparável ao Pegasus, o que permite que os invasores acessassem mensagens em aplicativos criptografados como WhatsApp e Signal. Quando souberam que o aplicativo de mensagem estava sob ataque, a Meta notificou as vítimas e enviou uma carta de “cease and desist” para a Paragon Solutions, buscando medidas legais contra a empresa. 

Como se proteger de ataques no WhatsApp? 

Os especialistas indicaram algumas medidas que possam ajudar os usuários a se protegerem desses hackers, como ativar o Modo Bloqueio (Lockdown Mode), no iPhone. Quem tiver o aparelho da Apple, poderá ativar o recurso para reduzir o risco de exploração de vulnerabilidades. Além disso, é importante manter os sistemas operacionais sempre atualizados, pois a versão mais recente reduz as chances de ataques explorando falhas conhecidas.

Outra recomendação é evitar baixar arquivos desconhecidos, mesmo que ataque recente tenha sido “zero-click”, é sempre importante desconfiar de anexos e links suspeitos. Assim como outros aplicativos da Meta, o WhatsApp também possui autenticação em dois fatores (2FA), que ajuda a manter ainda mais o aplicativo seguro. 

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post

Trabalhadores devem ganhar em dobro se trabalharem no Carnaval?

Confira!

cannabis

Anvisa muda regras envolvendo Cannabis medicinal

31/01/2026
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Lei dos sobrenomes no Brasil: qual deve vir primeiro, o do pai ou o da mãe?

31/01/2026
aeroporto paises

Conheça o melhor aeroporto do mundo, onde é praticamente impossível perder uma mala

31/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix