O aplicativo de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp, deixará de funcionar em 16 modelos de celulares a partir desta terça-feira, 1º de julho. A medida afetará dispositivos com sistemas operacionais desatualizados, principalmente aqueles lançados há mais de uma década.
A decisão é uma medida da Meta, proprietária do WhatsApp, que visa manter o aplicativo seguro e eficiente ao desafiar continuamente as capacidades dos dispositivos. A descontinuação do suporte afeta usuários em todo o mundo que ainda utilizam dispositivos com versões de sistema anteriores ao Android 5.0 e iOS 15.1.
A lista dos dispositivos que perderão acesso ao WhatsApp inclui uma série de modelos populares de várias fabricantes. Veja:
Samsung
- Galaxy S3
- Galaxy S4 Mini
- Galaxy Note 2
Motorola
- Moto G (1ª geração)
- Moto E (2014)
- Razr HD
Sony
- Xperia Z
- Xperia SP
- Xperia T
- Xperia V
LG
- Optimus G
- Nexus 4
- G2 Mini
Apple (com iOS 15.1 ou inferior)
- iPhone 5
- iPhone 5c
- iPhone 6 (se não tiver sido atualizado além do iOS 12)
Esses dispositivos, muitos dos quais foram lançados há mais de dez anos, não poderão mais acessar o aplicativo ou receber atualizações.
Razões para a descontinuação
A necessidade de garantir a segurança e o desempenho dos aplicativos leva à descontinuação de dispositivos que não podem mais suportar os padrões técnicos emergentes. A descontinuação de suporte reforça a segurança digital, uma vez que celulares desatualizados são mais vulneráveis a falhas de segurança.
Como fazer o backup das informações
Para garantir que não haverá perda de dados, como mensagens e arquivos, é crucial realizar um backup das informações antes que o aplicativo seja desativado. Usuários de Android devem acessar “Ajustes > Conversas > Backup” para salvar as conversas no Google Drive. Usuários de iPhone devem seguir o mesmo caminho para realizar o backup no iCloud.
É aconselhável realizar essas etapas o quanto antes, garantindo uma transição sem problemas, seja para um novo dispositivo ou sistema operacional. Para aqueles com aparelhos ainda compatíveis com atualizações superiores, é recomendável fazê-lo para manter o acesso ao WhatsApp.