Na última quinta-feira (5), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu uma medida para recolher o produto Whey Protein Suplemento Alimentar em Pó, sabor chocolate, da marca Piracanjuba. Mas calma! Não precisa correr para jogar o seu Whey fora: o recolhimento é para um lote específico do produto, o 23224 (você pode conferir o número do lote na embalagem do produto!).
“O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de contagem de Staphylococcus aureus, em laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal”, afirma nota da Anvisa. “Caso você possua o lote informado, entre em contato com a empresa para orientações sobre o procedimento de recolhimento ou substituição”, alerta.
Staphylococcus aureus é uma bactéria que, quando presente acima dos níveis permitidos, pode produzir toxinas que causam intoxicação alimentar, com sintomas como vômitos, cólica e diarreia.
Procurada pelo Terra, a Piracanjuba afirmou que “possui laudo atestando a regularidade e conformidade do produto, emitido por laboratórios credenciados pela própria agência sanitária”, e que tomará as medidas cabíveis para resolver a situação.
Anvisa proíbe marcas de azeite clandestinas
Outra medida recente da agência foi a proibição de todos os lotes das seguintes marcas de azeite de oliva:
- Serrano;
- Málaga;
- Campo Ourique.
“Nos três casos, os produtos foram proibidos por motivos semelhantes, que envolvem ausência de CNPJ válido e resultado laboratorial insatisfatório”, explica nota da agência. “A proibição atinge a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a propaganda e o uso de todos os lotes desses azeites. Os consumidores não devem utilizar esses produtos. Como se trata de alimentos com origem desconhecida, não é possível ter nenhuma garantia da qualidade e da própria composição dos produtos.”




