O Whey Protein é um queridinho do mundo fitness como uma forma prática e eficiente de aumentar o seu consumo diário de proteínas. Mas será que os idosos, que sofrem com a perda de massa muscular com o passar dos anos, também podem adotar o suplemento na sua dieta? A resposta é: depende. E você precisa consultar com o seu médico.
O Whey Protein, extraído do soro do leite, é uma proteína de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais para o seu corpo e que é absorvido rapidamente. Consultada pela CNN Brasil, a nutricionista Giselli Prucoli explica que o suplemento pode sim ser um aliado na hora de prevenir essa perda natural da massa muscular, favorecendo a recuperação física e ajudando a reduzir o risco de quedas – lembrando que a sarcopenia é uma das principais causas de queda entre idosos.
Também procurado pela CNN, o geriatra Roni Mukamal, superintendente de Medicina Preventiva da MedSênior, explica que muitos idosos costumam ter uma dieta insuficiente em proteínas, então o Whey pode sim ser um aliado importante. “O importante é que o uso seja orientado por um profissional de saúde”, destaca o profissional.
E creatina?
A creatina ajuda a fornecer energia rápida para os seus músculos, podendo ser útil para idosos que estão com problemas de perda de força ou mobilidade. A nutricionista Giselli Prucoli observa que o suplemento não deve ser usado por pacientes com problemas renais ou restrição de líquidos. Novamente, é um suplemento que deve ser usado com orientação médica. A profissional também indica que o ideal é consumir o suplemento diluído em água ou suco e nunca em jejum.




