O Whey Protein, cada vez mais popular entre os adeptos do mundinho fitness, pode ser uma boa opção para quem quer reforçar o ganho de massa muscular e, consequentemente, a perda de peso – mas seu uso pede cuidados, falamos sobre isso aqui. Recentemente, surgiram nas redes sociais várias receitas de “Whey” caseiro, que chamou atenção por ser uma opção um pouco mais econômica do que a versão pronta. Saiba mais sobre.
Tem diferença do Whey caseiro para a versão pronta?
Sim. E muitas. Alguns especialistas até hesitam em chamar as receitas de “Whey” caseiro de “Whey” de fato. Michele Trindade, nutricionista e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), explicou ao g1 que o que nós chamamos de Whey é feito por meio de um processo industrial de separação das proteínas do soro de leite por várias filtrações. O resultado desse processo é desidratado e aí temos realmente o Whey.
“O whey protein é um produto industrializado e muito difícil de ser reproduzido em casa. O produto mais próximo que a gente pode obter é o soro do leite, atrás da acidificação do leite”, afirmou a nutricionista Patrícia Campos Ferraz ao g1. Segundo Ferraz, um nome mais adequado seria “proteína em pó ou mistura proteica em pó”. No caso, a mistura vai sim ser um “suplemento” de proteína, mas os especialistas concordam: a forma mais eficaz de conseguir esses nutrientes é com uma alimentação equilibrada.
Como fazer o “Whey” caseiro?
Existem algumas receitas diferentes pela internet, essa é apenas uma delas.
Ingredientes
- 200g de leite em pó;
- 400g de farinha de aveia;
- 200g de cacau em pó;
- 400g de extrato de soja;
- 100g de farinha de banana verde.
Modo de preparo
Basta misturar todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Você pode usar um liquidificar. Mantenha a mistura em um recipiente hermético, em local seco e arejado.