{"id":12335,"date":"2025-07-09T10:14:18","date_gmt":"2025-07-09T13:14:18","guid":{"rendered":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/?p=12335"},"modified":"2025-07-09T10:14:20","modified_gmt":"2025-07-09T13:14:20","slug":"carne-muito-consumida-no-brasil-causa-mais-cancer-que-o-cigarro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/carne-muito-consumida-no-brasil-causa-mais-cancer-que-o-cigarro\/","title":{"rendered":"Carne muito consumida no Brasil causa mais c\u00e2ncer que o cigarro"},"content":{"rendered":"\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Um novo estudo publicado pela revista Nature Medicine reacendeu o alerta sobre os riscos do consumo de carnes processadas, como salsicha, lingui\u00e7a, bacon, presunto e salame \u2014 alimentos presentes diariamente na mesa de milh\u00f5es de brasileiros. A pesquisa, que analisou dados de mais de 60 estudos anteriores, indica que esses produtos est\u00e3o no mesmo grupo de risco de c\u00e2ncer que o cigarro, segundo a classifica\u00e7\u00e3o da Ag\u00eancia Internacional de Pesquisa em C\u00e2ncer (Iarc), ligada \u00e0 Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS).<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Esses alimentos pertencem ao Grupo 1 de agentes cancer\u00edgenos, ou seja, h\u00e1 fortes evid\u00eancias cient\u00edficas de que eles causam c\u00e2ncer em humanos \u2014 especialmente o c\u00e2ncer colorretal. Especialistas destacam que n\u00e3o existe uma quantidade segura para o consumo dessas carnes.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Os pesquisadores alertam que o consumo di\u00e1rio de uma por\u00e7\u00e3o, mesmo pequena, aumenta significativamente o risco de doen\u00e7as graves:<\/p>\n\n\n\n<ul class=\"wp-block-list\">\n<li><strong>+11% de risco de diabetes tipo 2<\/strong><\/li>\n\n\n\n<li><strong>+7% de risco de c\u00e2ncer de intestino grosso<\/strong><\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por exemplo, comer um \u00fanico cachorro-quente por dia j\u00e1 \u00e9 suficiente para aumentar os riscos. Para o m\u00e9dico Clayton Macedo, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os efeitos podem parecer \u201cmodestos\u201d, mas se tornam alarmantes em escala populacional.<\/p>\n\n\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\"><strong>Pior que refrigerante e gordura trans<\/strong><\/h2>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">O estudo tamb\u00e9m comparou os efeitos das carnes processadas com <strong>outros vil\u00f5es alimentares<\/strong>:<\/p>\n\n\n\n<ul class=\"wp-block-list\">\n<li>Uma <strong>lata de refrigerante<\/strong> por dia (350 ml) aumenta em <strong>8% o risco de diabetes<\/strong> e <strong>2% o de doen\u00e7a card\u00edaca isqu\u00eamica<\/strong><\/li>\n\n\n\n<li>O consumo di\u00e1rio de <strong>gordura trans<\/strong> (entre 0,25% e 2,56% das calorias) est\u00e1 ligado a um aumento de <strong>3% no risco de problemas card\u00edacos<\/strong><\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Ainda assim, <strong>as carnes processadas lideraram os maiores aumentos de risco<\/strong>, sendo o principal foco de preocupa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Embora esses alimentos sejam comuns e muitas vezes baratos, especialistas afirmam que o impacto na sa\u00fade a longo prazo justifica a redu\u00e7\u00e3o no consumo. Substitu\u00ed-los por op\u00e7\u00f5es mais saud\u00e1veis, como carnes frescas, vegetais e gr\u00e3os integrais, pode diminuir o risco de doen\u00e7as cr\u00f4nicas e melhorar a qualidade de vida.<br><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Um novo estudo publicado pela revista Nature Medicine reacendeu o alerta sobre os riscos do consumo de carnes processadas, como salsicha, lingui\u00e7a, bacon, presunto e salame \u2014 alimentos presentes diariamente na mesa de milh\u00f5es de brasileiros. A pesquisa, que analisou dados de mais de 60 estudos anteriores, indica que esses produtos est\u00e3o no mesmo grupo [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":12336,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"jnews-multi-image_gallery":[],"jnews_single_post":{"format":"standard"},"jnews_primary_category":[],"jnews_social_meta":[],"jnews_override_counter":[],"jnews_post_split":[],"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-12335","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-geral"],"_referencia":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12335","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=12335"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12335\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":12339,"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12335\/revisions\/12339"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/media\/12336"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=12335"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=12335"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/diariodocomercio.com.br\/mix\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=12335"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}