A tradicional mistura de chá-mate, rum, guaraná e limão que conquistou foliões pelo Brasil agora divide espaço com novos sabores. A Xeque Mate Bebidas lançou a Mascate Drinks, linha inédita de bebidas alcoólicas prontas para consumo que marca uma nova fase de expansão da empresa.
A novidade surpreendeu consumidores acostumados ao sabor original que virou sinônimo de Carnaval na última década. A aposta agora é diversificar o portfólio e acompanhar a tendência de bebidas com menor teor alcoólico.
Criada pelos amigos belo-horizontinos Gabriel Rochael e Alex Freire há cerca de dez anos, a Xeque Mate se consolidou como uma das pioneiras no Brasil no segmento ready-to-drink (RTD) — coquetéis prontos para consumo.
A nova linha Mascate Drinks chega ao mercado com duas versões:
- Melancia com framboesa, hibisco, limão-siciliano e rum
- Maracujá com caju, rum e água de coco
Gaseificada e também à base de rum, a Mascate tem 6,5% de teor alcoólico, abaixo dos 7,9% da Xeque Mate tradicional, e não contém cafeína.

Estratégia de crescimento
Lançada no fim de 2025 já de olho no Carnaval, a Mascate Drinks integra o plano de expansão do grupo, que pretende crescer 20% no primeiro trimestre de 2026 e atingir a meta de 15 milhões de litros produzidos no ano — dois terços a mais que os 9 milhões fabricados anteriormente.
Apesar de estar presente em apenas 10% dos 34 mil pontos de venda da marca no país, a nova linha já representa 40% da produção do grupo, segundo a empresa.
O nome Mascate faz referência à rede de bares mantida pelo grupo em Belo Horizonte.




