Custos não planejados travam processo de transformação

10 de setembro de 2019 às 0h02

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Quando indagados sobre as maiores barreiras ao sucesso de uma transformação, 63% dos entrevistados no Brasil mencionaram custos imprevistos e a localização de recursos adicionais na organização entre suas cinco maiores preocupações; 58% selecionaram o fato de não conseguirem treinar as equipes existentes para mudar a tecnologia ou usar tecnologias, métodos ou processos novos, e 53% indicaram a necessidade de um melhor alinhamento às partes interessadas do negócio.

O relatório indicou que, quanto mais tempo uma empresa estiver envolvida em uma jornada de transformação, menor a probabilidade de ela vivenciar problemas relacionados ao pessoal como uma barreira ao sucesso, ao passo que a tecnologia pode se tornar uma barreira maior. 24% dos executivos com jornadas menores que dois anos mencionam a tecnologia como a maior barreira, em comparação a 32% dos executivos cuja jornada dura dois anos ou mais.

“Acreditamos que o Brasil tem um potencial enorme. Nossa estratégia de crescimento e nosso foco no Brasil são enfatizados pelas nossas descobertas nessa pesquisa. Os resultados da pesquisa reforçam o fato de que as empresas do Brasil embarcaram em um caminho bem definido de transformação digital.

Os líderes corporativos garantiram que suas organizações podem oferecer um retorno sobre o investimento (ROI) em suas iniciativas de transformação digital”, disse o vice-presidente e diretor regional da Wipro Limited na América Latina, Mukund Seetharaman. “Usar a tecnologia moderna e alinhar as unidades de negócios às demandas dinâmicas da transformação serão etapas essenciais para o futuro. O agora é o momento ideal para iniciar um programa de transformação digital”.

Descobertas adicionais – A pesquisa da Wipro no Brasil também identificou várias descobertas interessantes que apresentam uma perspectiva mais detalhada sobre o estado da transformação:

• Nunca é tarde para começar: 84% dos entrevistados brasileiros acreditam que as empresas que começaram suas jornadas de transformação digital mais tarde que as demais ainda têm uma chance de vencer a concorrência em longo prazo.

• O ROI leva cerca de um ano: 29% observaram um retorno comercial mensurável da transformação digital em menos de seis meses; 38% o observaram de seis a 12 meses; e 31%, de um a três anos. Apenas 2% disseram que o retorno demorou mais que isso.

• O crescimento é o grande motivador: quando indagados sobre quais os principais acionadores da transformação digital, a maioria dos entrevistados tinha metas relacionadas à geração de crescimento: acesso a novos mercados, aumento das receitas, melhoria da agilidade e da velocidade de lançamento no mercado, bem como redução dos custos.

• Uma inovação modesta ou moderada é predominante: quase 75% dos executivos descrevem a inovação de sua transformação digital como apenas modesta ou moderada. Apenas um em cada cinco executivos diz que pretende ser essencialmente diferente e inovador em seu programa.

• Metodologia – Em abril de 2019, a Wipro Digital encomendou uma pesquisa on-line com 1.400 diretores de experiência em todo o mundo, que trabalhavam para empresas com mais de 5 mil funcionários e que declaravam mais de US$ 500 milhões em receita. No Brasil, 200 executivos participaram da pesquisa. Confira a pesquisa na integra (Da Redação)

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