Bolsas do ProUni

Estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior já podem fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni), pela internet. O prazo vai até o dia 3 de fevereiro. O ProUni vai oferecer 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições. Dessas, 116.813 são integrais, e 127.075, parciais, de 50% do valor das mensalidades. Podem participar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, alcançaram no mínimo 450 pontos e tiraram nota superior a zero na redação. Só podem concorrer às bolsas estudantes brasileiros sem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada; que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada, na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos.

Arena da Cultura

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, abriu inscrições para as oficinas e cursos gratuitos do Projeto Arena da Cultura, da Escola Livre de Artes. As inscrições para cursos de longa duração podem ser feitas até 15 de fevereiro e para cursos de curta duração até 8 de março, por meio do site ou presencialmente nas unidades culturais. Neste semestre, são oferecidas 1300 vagas para atividades nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural e teatro. As oficinas e cursos acontecem nas nove regionais da cidade. A relação completa das oficinas e cursos disponíveis está disponível no site de inscrição.

Dia de Iemanjá

Dois de fevereiro é Dia de Iemanjá e, para celebrar a data, o Mercado Cervejeiro realiza uma grande festa em sua homenagem, das 11h às 21h, em clima de pré-Carnaval. A festa vai contar com a animação do Bloco Expresso Canadá, uma feira de fantasias e acessórios da Mercadocria e, o melhor de tudo, muita cerveja artesanal. A entrada é livre e pet friendly. A sugestão é que todos venham de branco e quem quiser pode também levar sua cadeira de praia para curtir o dia no Calçadão do Mercado. Considerada a Rainha do Mar, Iemanjá é uma das divindades mais queridas da Umbanda e do Candomblé. Muito cultuada e respeitada, Iemanjá é tida como a mãe de quase todos os Orixás.

“Baile do Brilho”

Oficialmente, o Carnaval dura só quatro dias. Mas o bloco“Então, Brilha!” põe os foliões pra brilhar o ano todo, principalmente quando chega a hora de aquecer os tamborins. A sétima edição do Baile do Brilho promete muita purpurina hojeo, das19h às 3h, na casa noturna A Fábrica, que fica na avenida Teresa Cristina , 295, Prado. O pré-Carnaval do “Então, Brilha!” terá show da Banda Brilha, da Bateria Brilhante e do naipe de vozes, já adiantando o repertório de 2019, que mistura axé a outros ritmos da música brasileira, como o funk. A festa também terá a participação do bloco Garotas Solteiras; e do DJ Carimbó. O ingresso custa R$ 10 e está disponível no: sympla.

“Café com Rock”

Para animar ainda mais os amantes das duas rodas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Moto Raja decidiu ampliar o seu tradicional Café com Rock. Agora, o evento será realizado duas vezes ao mês. A primeira edição de fevereiro ocorrerá no próximo dia 9, a partir das 8h30, na avenida Raja Gabaglia, nº 3127, São Bento. O Café com Rock conta com show de pop rock nacional e internacional, diversos food trucks e um buffet completo de café da manhã. A entrada é franca e a classificação livre.