Fábrica de baterias de lítio deve ser implantada em Nova Lima

Bravo Motors Company e Rockwell Automation planejam operação em complexo de carros elétricos

26 de maio de 2022 às 0h30

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A Bravo Motors Company planeja começar em 2023 a produção de veículos elétricos no parque industrial que será criado em Nova Lima | Crédito: Bravo Motor Company/Divulgação

O parque industrial de carros elétricos a ser implantado pela Bravo Motors Company – fabricante de veículos e baterias elétricos, sediada nos Estados Unidos -, sob investimentos de R$ 25 bilhões, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), deve abrigar aquela que será a primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina. Para isso, a companhia assina amanhã (27), no Campus da Lagoa dos Ingleses da Fundação Dom Cabral (FDC), um acordo com a multinacional Rockwell Automation.

Embora não tenha entrado em detalhes, o CEO da Bravo Motor Company Brasil, Eduardo Javier Muñoz, confirmou a parceria. Além dele, também participarão do evento representantes globais de ambas as empresas, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo, representantes do governo do Estado, o presidente da Fundação Dom Cabral, Antonio Batista, e outros empresários.

O início da construção do Parque Industrial Colossus Cluster está previsto para o segundo semestre deste ano. Já a produção deve começar a partir de 2023. Enquanto isso, a empresa já conta com projetos pilotos de veículos elétricos em desenvolvimento, que deverão ser integrados à frota mineira a partir do ano que vem.

O DIÁRIO DO COMÉRCIO antecipou o projeto no fim de 2020. A ideia nasceu a partir de um grupo de empresas do Vale do Silício e, inicialmente, o complexo seria instalado no aeroporto industrial localizado em Confins, também na RMBH. Porém, a não apropriação do terreno onde o cluster seria instalado pelos investidores tornou-se um empecilho para a concretização do negócio.

O acordo firmado com o governo do Estado prevê a produção estimada para 2024 de 22.790 unidades de veículos e 43.750 de unidades de packs de baterias.

O CEO da Bravo Motor Company Brasil, Eduardo Javier Muñoz, confirmou a parceria | Crédito: Divulgação

Descarbonização

No fim do ano passado, Muñoz disse ao DC que as expectativas acerca do empreendimento são positivas; que a empresa tem firmado parcerias e segue desenvolvendo pesquisas e projetos. As iniciativas em discussão giram em torno de US$ 100 milhões. De fato, diante de uma demanda mundial forte por produtos e soluções que promovam a descarbonização e também de uma crise energética, o projeto da Bravo Motor Company é considerado promissor.

“As obras ainda não foram iniciadas, mas estamos desenvolvendo vários projetos. Estamos resolvendo questões relacionadas ao acesso à terra para depois fazermos os licenciamentos e iniciar a construção. A empresa já está instalada, com equipe formada e com pesquisas em desenvolvimento junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nosso objetivo é começar o processo de construção até o início do segundo semestre de 2022”, disse na época.

A produção de baterias prevista a partir do acordo com a multinacional Rockwell Automation será voltada para os veículos elétricos da Bravo e também de outras montadoras que tenham interesse em fabricar modelos elétricos. 

As mesmas baterias serão parte essencial dos sistemas de armazenamento de energia sustentável, que são hoje a solução mais tecnológica, eficiente e prática para a solução da crise de distribuição energética que existe a nível global.

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