Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Bom dia!

A economia mineira começa o período equilibrando crescimento e cautela. Enquanto a indústria da borracha avança, mas já projeta desaceleração em 2026, a aviação regional ganha força no interior do Estado, com aeroportos superando 1,8 milhão de passageiros. No comércio exterior, o setor florestal vê nas exportações para a União Europeia uma oportunidade estratégica, desde que acompanhada de maior rastreabilidade e controle ambiental.

👉 Veja os destaques desta edição 🌱✈️📉

Indústria da borracha cresce 2,5%, mas prevê desaceleração em 2026

Apesar dos desafios econômicos, a indústria de artefatos de borracha encerrou 2025 com crescimento 2,5% em Minas Gerais. O desempenho foi impulsionado pelo mercado favorável de clientes do setor, como mineração e automotivo.

LEIA O CONTEÚDO COMPLETO →

Mineração e setor automotivo impulsionam a indústria de artefatos de borracha no Estado | Foto: Reprodução Adobe Stock

Principais aeroportos do interior de Minas ultrapassam 1,8 milhão de passageiros em 2025

A aviação regional em Minas Gerais encerrou o ano de 2025 transportando mais de 1,8 milhão de passageiros em aeroportos espalhados por diferentes localidades. Em destaque, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, se consolidou como o maior terminal fora do eixo metropolitano, correspondendo por mais de 1 milhão de embarques.

LEIA O CONTEÚDO COMPLETO →

Com exportações em alta, setor florestal mineiro aposta em rastreabilidade para acessar a UE

O acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), aprovado provisoriamente em 9 de janeiro, é visto pelo setor de produtos florestais como uma oportunidade para que haja um maior controle da origem da madeira produzida no Brasil, tanto a que é exportada, quanto a que é usada em algum momento da cadeia produtiva. O combate ao desmatamento ilegal, tema que vem sendo central para os europeus, pode beneficiar produtores e consumidores brasileiros. E mesmo depois da confirmação da suspensão do acordo internacional após um pedido de revisão jurídica por parte do Parlamento Europeu, o setor prossegue com boas expectativas. Essa suspensão deve apenas adiar a entrada em vigor do acordo Mercosul e UE, segundo especialistas internacionais.

LEIA O CONTEÚDO COMPLETO →

Siga o Diário do Comércio nas redes sociais

Diário do Comércio Empresa Jornalistica LTDA

Avenida Américo Vespúcio, 1660 - Nova Esperança - Belo Horizonte / MG

Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou em nosso site.

Cancelar inscrição | Ver no navegador