Segunda-feira, 14 de julho de 2025

Bom dia!

O informativo da Fundação João Pinheiro (FJP) revelou um aumento de 32,7% nas exportações mineiras de alta tecnologia em relação a 2024. No entanto, a divulgação ocorreu em meio à expectativa de impactos das novas tarifas de importação dos Estados Unidos, que podem afetar o desempenho de Minas Gerais no comércio de bens tecnológicos, segundo especialistas da FJP.

Ao mesmo tempo, a produção da indústria em Minas Gerais recuou 1,6% em maio, impactada pelo aumento nos preços dos alimentos. A analista do IBGE responsável pela pesquisa, Alessandra Coelho, destaca que essa queda é significativa e pode refletir um cenário econômico com altos juros, que desestimula consumo e investimento.

E o Estado também fechou o primeiro semestre de 2025 com um recorde de 58.399 novas empresas formalizadas, um aumento de 21,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados, da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, mostram cerca de 10 mil empreendimentos a mais do que em 2024.

Quer saber mais informações? Acompanhe nossas atualizações e fique por dentro dos bastidores da economia mineira.

Minas Gerais aumenta exportação de itens de alta tecnologia em 2025, mas pode sofrer com tarifaço de Trump

Minas Gerais registrou crescimento nas exportações de produtos de alta e média alta tecnologia no primeiro semestre de 2025. Segundo informações da Fundação João Pinheiro (FJP), houve um aumento de 32,7% nas exportações mineiras de alta tecnologia em comparação ao mesmo período de 2024. Os dados foram levantados com base na classificação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e em informações da plataforma Comex Stat.

LEIA O CONTEÚDO COMPLETO →

Foto: Reprodução Adobe Stock

Indústria recua em 1,6% Minas com forte impacto do setor alimentício

Impactada pelo avanço no preço dos alimentos, a produção da indústria em Minas Gerais recuou 1,6% em maio. Esta é a primeira queda do setor no Estado em 2025 após quatro meses de alternância entre avanço e estabilidade. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA O CONTEÚDO COMPLETO →

Minas Gerais bate recorde e abre mais de 58 mil empresas no primeiro semestre de 2025

Minas Gerais encerrou o primeiro semestre de 2025 com um recorde na abertura de empresas. Foram 58.399 novos empreendimentos formalizados, número 21,3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Na prática, são cerca de 10 mil empresas a mais do que em 2024. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

LEIA O CONTEÚDO COMPLETO →

Siga o Diário do Comércio nas redes sociais

Diário do Comércio Empresa Jornalistica LTDA

Avenida Américo Vespúcio, 1660 - Nova Esperança - Belo Horizonte / MG

Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou em nosso site.

Cancelar inscrição | Ver no navegador