Pioneirismo, acolhimento, valorização da vida e o paciente no centro de tudo são características que sempre nortearam o trabalho da Oncomed ao longo destes 25 anos de existência. Referência no tratamento do câncer na Capital, a clínica continua inovando e iniciou em 2018 um projeto de esforço integrado chamado “Experiência do Paciente”, que visa direcionar o cuidado ao paciente com o principal objetivo e melhorar sua vida durante toda sua jornada de exames, cirurgias, consultas e procedimentos, respeitando as necessidades e valores individuais de cada um.

Além disso, para garantir um atendimento ainda mais completo, a Oncomed se prepara para a inauguração de um moderno hospital, que será referência nacional no tratamento oncológico e de outras especialidades como a cardiologia, ortopedia, neurologia e oftalmologia. A previsão é de que a obra seja finalizada em março de 2020 e que após pleno funcionamento, o local possibilite a realização de 13 mil internações, 186 mil exames e 7 mil cirurgias por ano. Trabalham no local 160 operários. Estão sendo investidos R$ 350 milhões, parte recursos próprios e o restante financiado. A expectativa é de que sejam gerados 2 mil empregos diretos – entre corpo clínico e administrativos – e 5 mil indiretos.

De acordo com um dos diretores da instituição, Dr. Amândio Soares Fernandes, a intenção em investir cada vez mais na melhora da experiência do paciente, que enfrenta uma batalha tão desafiadora, como é a luta contra o câncer, é avaliar até que ponto eles estão recebendo cuidados que são respeitosos e respondem às preferências, necessidades e valores individuais.

“Se preocupar com a experiência do paciente, juntamente com outros componentes, como a eficácia e a segurança dos cuidados, é essencial para fornecer um tratamento de saúde completo e qualificado”, explica.

Dr. Amândio Fernandes, que fundou a Oncomed juntamente com o Dr. Roberto Porto Fonseca em 1994, relata seu orgulho e felicidade ao anunciar a inauguração do hospital da entidade, que vai gerar em torno de 2 mil empregos diretos – entre corpo clínico e administrativo – e 5 mil indiretos.

“Nossa intenção é atender a toda Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Além de aceitarmos a maioria dos planos de saúde e consultas particulares, temos uma expectativa muito grande em nos credenciar para atender o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em áreas carentes de atendimento como, por exemplo, a radioterapia”, destaca.

A Oncomed conta com uma equipe médica altamente qualificada que atua na área de Oncologia, Hematologia, Clínica da Dor, Oncogenética. Além disso, possui serviços de acompanhamento nutricional, psicológico, cardiológico e odontológico, proporcionando todo o suporte necessário para o tratamento.

Novo hospital alia modernidade ao respeito à natureza – O hospital da Oncomed será implantado no antigo prédio do Instituto Hilton Rocha, no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O edifício, que está passando por uma reestruturação, nasce sob um conceito inédito na cidade de harmonização com o ambiente, o projeto busca inovar não somente na sua forma mais integrada à natureza, mas também quanto à eficiência energética, reuso da água e utilização da flora local. A proposta é integrar o prédio à paisagem da Serra do Curral, utilizando cores, formas e texturas que se integram ao aspecto da região. Além disso, as janelas de todos os andares serão recuadas para a manutenção de um jardim, e o vidro da fachada será espelhado, criando uma continuidade entre o prédio e a cidade. Também estão sendo realizadas melhorias no entorno, com a colocação de cobertura vegetal nas áreas degradadas. O projeto do novo hospital está em consonância com as leis vigentes e ancorado no respeito à comunidade e ao meio ambiente, compromissos que marcam a história da Oncomed.

A Oncomed atualmente possui duas unidades de atendimento no Barro Preto, região Centro-Sul da Capital. (Da Redação)