CIEE/MG: 41 anos em prol da qualificação dos jovens

8 de dezembro de 2020 às 0h10

img
Sede própria do CIEE/MG, localizada em Belo Horizonte, no bairro Floresta, região Leste | Crédito: Divulgação

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais é o resultado da idealização de um grupo de empresários e educadores mineiros que se uniram para promover a inclusão de estudantes no mercado de trabalho, bem como a integração entre empresas e escolas. Ao completar, neste dia 8 de dezembro, 41 anos de atuação ininterrupta em Minas Gerais, a instituição comemora os números obtidos ao longo dessa jornada.

Atualmente, a instituição atende cerca de 10 mil estudantes do ensino médio, técnico e de educação superior com o seu Programa Estágios e, nos últimos 41 anos, beneficiou cerca de 650 mil de estudantes com oportunidades de estágios, sendo que pelo menos 300 mil tiveram a oportunidade de conquistar o tão almejado primeiro emprego. Alguns de nossos ex-estagiários alcançaram postos chaves nas empresas em que estagiaram ou prosperaram-se em seus próprios negócios.

Desde 2016, a instituição passou a oferecer o Programa de Aprendizagem, tendo beneficiado cerca de 3 mil jovens, principalmente os mais vulneráveis. Hoje, cerca de 800 aprendizes estão sob contrato nas empresas parceiras e em processo de formação na instituição. Com a parceria com a Fundação Roberto Marinho, o CIEE/MG passou a utilizar a metodologia do Aprendiz Legal para a formação dos jovens.

Missão – De acordo com o diretor-presidente do CIEE/MG, Sebastião Alvino Colomarte, a instituição foi criada com a missão de promover iniciativas socioeducativas e socioassistenciais para o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para a cidadania e sua integração ao mercado de trabalho, concomitante à promoção do protagonismo juvenil.

“Somos conhecidos pela excelência na integração entre empresas e instituições de ensino, com vistas a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Por isso, nossos valores são centrados na gratuidade de todos os nossos programas de forma monitorada, permanente e livre de discriminações. Nosso compromisso é com a educação, com os meios empresarial e social, buscando sempre o progresso da comunidade mineira”, enfatizou Colomarte.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail