A qualificação profissional dos estudantes foi comprometida de forma significativa, durante os últimos dois anos, em virtude do isolamento social e da migração abrupta para o modelo remoto de ensino. Pode-se dizer que além dos impactos na área da saúde, a educação foi duramente afetada pela pandemia da Covid-19 e esse longo período de afastamento do convívio escolar, sem que pudesse ser garantida a qualidade de uma formação e/ou qualificação para os jovens, apresenta agora reflexos e consequências, dentre os quais se destaca uma imensa lacuna no suprimento das vagas existentes no mercado de trabalho.
De acordo com dados do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), as empresas estão enxergando os programas de Estágio e Aprendizagem com excelentes alternativas para mitigar o problema do preenchimento das vagas por jovens, uma vez que, em ambos os casos, estagiários e aprendizes vivenciam a experimentação prática do cotidiano profissional conciliada com a teoria.
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Juntamente com a Fundação Roberto Marinho, o CIEE/MG promove uma consistente ação de capacitação de adolescentes e jovens, fazendo uso da metodologia Aprendiz Legal. Desde 2016, milhares de jovens se inscreveram e tiveram a oportunidade de participar dos programas de Aprendizagem oferecidos na região metropolitana de Belo Horizonte, no Leste de Minas, na Zona da Mata mineira, no Sul e no Norte de Minas. O programa, em breve, também estará disponível no Triângulo Mineiro.
Consolidado há mais de quatro décadas, o programa de Estágios do CIEE/MG já beneficiou quase meio milhão de jovens mineiros – dos níveis médio, técnico e superior – em empresas dos mais diversos segmentos e portes.
Alternativas – Conforme o supervisor de Atendimento do CIEE/MG, Antônio Marcos Pereira, o que se percebe é que as empresas buscam nos programas de Estágio e Aprendizagem, alternativas que permitam o preenchimento das vagas disponíveis com futuros talentos, pois ambas as atividades propiciam o treinamento do jovem e, ao mesmo tempo, o aprimoramento das suas competências, habilidades e atitudes.
“Nos últimos meses, muitas empresas uniram forças com o CIEE/MG para minimizar as consequências dessa deficiência no aprendizado escolar, agravado pós-pandemia. webinários virtuais, palestras e workshops foram algumas das ações para complementar o aprendizado”, ressalta Marcos.
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Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferecem um panorama sobre a taxa de desemprego da população entre 18 a 24 anos que está em 25,7%, enquanto entre os adolescentes de 14 a 17 anos alcança. 40,4%. Esses números destacam a gravidade do problema, sobretudo para estudantes do ensino público, cujo aprendizado foi seriamente comprometido no período devido à falta de infraestrutura de muitas escolas e deve levar alguns anos para que retorne à normalidade.
O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais reitera seu compromisso com a comunidade mineira de continuar trabalhando em prol da inserção dos jovens no mercado de trabalho, apoiando as iniciativas das instituições e ensino em melhorias na qualificação profissional dos estudantes e oferecendo às empresas as melhores soluções em suas demandas nas contratações de estagiários e aprendizes.