Áreas de saúde de 11 municípios recebem da Vale equipamentos e capacitação de servidores

27 de outubro de 2020 às 13h03

img
Programa Ciclo Saúde, iniciativa da Vale implementada em 2019, entrega equipamentos em UBS de Brumadinho / Foto: Divulgação

** CONTEÚDO PATROCINADO **

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itabirito, Barão de Cocais, Nova Lima (Macacos), São Joaquim de Bicas, Paraopeba, Pará de Minas, Pompéu e Inhaúma receberão novos equipamentos para atenção primária de saúde da população.

A iniciativa da Vale, implementada em 2019, faz parte do Ciclo Saúde, programa que busca equipar as UBS, além de oferecer capacitação aos profissionais de saúde da Atenção Básica locais. Até então, os municípios atendidos eram Brumadinho, Sarzedo e Mário Campos. Com os novos, a Vale passa a impactar positivamente 11 localidades.

Serão atendidas, ao todo, 71 UBS nesses municípios, além de capacitados mais de 1,2 mil profissionais ao longo do programa.

O Ciclo Saúde atua em três principais frentes. O eixo “Equipagem” contempla o fornecimento de instrumentos e mobiliários para fins de aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica, aumentando a resolutividade nos atendimentos e o cumprimento do direito à saúde nos territórios.

O eixo “Promoção e Educação em Saúde” qualifica multiplicadores e profissionais de saúde que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas de atenção, prevenção e promoção da saúde.

O eixo “Apoio à Gestão da Atenção Básica” reforça a capacidade da gestão local (secretarias municipais de saúde), incluindo o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e das práticas implementadas, bem como o apoio à informatização e à gestão integrada da informação para suporte, controle e organização dos serviços.

“Composto por técnicas de mapeamento, planejamento, elaboração e avaliação de ações participativas, o Ciclo Saúde envolve diferentes atores sociais no reconhecimento dos territórios, seus desafios, recursos locais e análises de dados. Sua metodologia também apresenta interfaces integradas, que valorizam a produção local de informações e a percepção dos moradores aos assuntos tratados”, afirma Juliana Bahia, responsável pelo Ciclo Saúde na área de Reparação da Vale.

As UBS dos três primeiros municípios atendidos já receberam 2 mil novos itens como computadores, tablets, mobiliário, televisores e outros itens voltados ao atendimento à saúde, a exemplo de macas, termômetros, nebulizadores, estetoscópios, oxímetros, nebulizadores e cadeiras odontológicas.

Neles, foram realizadas 32 oficinas, envolvendo 47 UBS e capacitando 430 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e outros.

A Vale reconhece a responsabilidade em reparar de forma célere e justa os danos causados às famílias, à infraestrutura das comunidades e ao meio ambiente de Brumadinho e região. Desde o rompimento da Barragem I, tem realizado diversas ações para mitigar, reparar e ressignificar as vidas das pessoas e as comunidades impactadas.

Confira essas e outras informações sobre as ações de Reparação em Brumadinho e territórios impactados no balanço disponível em www.vale.com/reparacao.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail