Ao ar livre, painel “O Jardim”, de 500m², decora o muro do entorno do Boulevard - Crédito: Divulgação

Inaugurada há dois anos no Boulevard Shopping, região Leste da capital mineira, a BeGreen, primeira fazenda urbana da América Latina, comemora os resultados da inovadora iniciativa. Mensalmente, a fazenda produz 40 mil a 60 mil pés e cerca de 2,5 toneladas de alfaces babies e ervas.

O processo de aquaponia, utilizado no plantio, permite que os peixes nos tanques gerem nutrientes para as hortaliças e a água serve também para a irrigação da estufa. A produção é 28 vezes mais eficiente que no método tradicional e gasta 90% menos água.

Com uma área de 2.700 m², e uma estufa de 1.500 m², o espaço onde está localizada a BeGreen, no piso 2 do Boulevard Shopping, se transformou em um local de convivência. Com a loja Casa Horta, que oferece produtos locais, e o restaurante Casa Amora, que serve pratos com as hortaliças vindas direto da fazenda, o ambiente ainda conta com um deck e um palco onde acontecem, frequentemente, shows e apresentações. E, em maio deste ano, o muro do entorno ganhou, ainda, um painel de 500m², uma obra do artista Thiago Mazza.

O maior painel já pintado pelo artista, que foi batizado de “O Jardim”, está ao ar livre, com elementos da natureza, folhagens e pássaros, e contribui ainda mais para a atmosfera agradável do espaço. Ele pode ser visto do lado de fora do shopping, contribuindo para o forte cenário de arte urbana que vem se formando em Belo Horizonte, e também pode ser apreciado de perto, gratuitamente, para quem frequenta o centro de compras.

“A BeGreen nasceu como um projeto de inovação, que aproximaria o consumidor do local onde são produzidos os insumos. Mas ela se tornou mais que isso, nos permitiu trazer a sustentabilidade para perto de nossos clientes, desenvolver uma área agradável para eventos que, agora, está ainda mais interessante com a arte presente” comenta o gerente de Marketing do mall, Pedro Barbosa. (Da Redação)