Crédito: Rafael Gagliano

Importado com exclusividade pelo Grupo Caoa para o Brasil, o Subaru Forester chega à sua quinta geração. O modelo surge com novas linhas e curvas e ganha ainda mais elegância com itens totalmente novos em seu conjunto de luzes e novas rodas.

O novo Forester conta com um para-choque dianteiro mais envolvente. A peça possui, em sua seção central, duas entradas de ar para o sistema de refrigeração do conjunto mecânico, enquanto, nas extremidades, ela incorpora acabamentos plásticos de tonalidade mais escura e com detalhes que simulam cromados, em que estão instalados os faróis de neblina.

Ainda na parte frontal, os faróis contam com tecnologia Full LED e sistema de luz direcional para curvas, o que assegura mais luminosidade e segurança, principalmente para condução noturna.

Como novidades, o utilitário esportivo passa a contar, também, com faróis de neblina em LED e faróis com LEDs diurnos (DRL).

Nas laterais, a aparência robusta e esportiva é reforçada pelos para-lamas com saliências realçadas pelas saias laterais e pelas rodas de liga-leve de 18 polegadas, agora com 10 raios.

Crédito: Rafael Gagliano

Já na traseira, as lanternas em forma de C possuem assinatura em LED, e são produzidas em material translúcido e integradas ao desenho da carroceria, combinando com conjunto óptico dianteiro e garantindo, com isso, uma maior consistência no design do SUV.

O Subaru Forester passa a utilizar a nova plataforma global do grupo (Subaru Global Platform – SGP), recentemente apresentada em outros modelos da montadora. Com isso, todas as medidas necessárias para privilegiar o conforto e espaço destinado aos passageiros foram ampliadas, privilegiando o espaço para cabeça, ombros e pernas.

Para otimizar o transporte de bagagens, a equipe de engenharia ampliou a área de abertura da tampa do porta-malas, facilitando o manuseio de itens longos ou grandes. O piso do porta-malas ficou mais plano facilitando, inclusive, o transporte de itens com os bancos traseiros rebatidos.
Por fim, a abertura elétrica do porta-malas foi aprimorada com abertura e fechamento mais rápidos, em resposta a solicitações de clientes, informou a Subaru.

Como item de conveniência, fechar a tampa elétrica e travar todas as portas pode ser feito em uma única etapa, pressionando apenas um interruptor interno. A capacidade do porta-malas passou de 505 litros na geração anterior para 520 litros na atual.

Suas principais medidas são: 2,67 metros de entre-eixos; 4,62 metros de comprimento e 1,81 metro de largura.

Interior – No interior, a posição dos assentos foi projetada para proporcionar melhor visibilidade a todos ocupantes. O assento do motorista foi projetado para ampliar o conforto em longas conduções, suportando uma postura de condução natural que minimiza a fadiga.

Também foram utilizados materiais próprios para um melhor amortecimento para absorver as vibrações durante a condução. Este conforto é auxiliar ao do chassi aprimorado que absorve, de forma rápida e eficiente, os choques ao dirigir em superfícies acidentadas ou irregulares.

O SUV é equipado com um sistema de entretenimento completamente redesenhado, ergonômico, intuitivo e facilmente acessível, para que o motorista permaneça conectado enquanto dirige.

O sistema multimídia, agora, passa a contar com um display de 8 polegadas e o sistema conta com Apple Car Play e Android Auto para que os ocupantes possam manter-se conectados e aproveitar as conveniências de seus smartphones durante a viagem. Outro ponto de destaque é o sistema premium de som da marca Harman/Kardon, agora de série.

Crédito: Rafael Gagliano

Motor e câmbio – O Subaru Forester conta com a motorização Boxer 2.0, aspirado, de 156 cv e 20 kgfm de torque, com injeção direta de combustível. Com a aplicação dessa última, houve um sensível ganho de eficiência energética e, paralelamente, 80% das peças deste motor foram redesenhadas, tornando-o cerca de 12 kg mais leve do que a versão anterior.

Importante destacar que a Subaru não oferece mais a versão turbinada desse motor Boxer que rendia 240 cv e 35,7 kgfm.

Como auxiliar na melhoria de 6% na eficiência energética, o modelo passa a contar com sistema Start/Stop, tecnologia que realiza o desligamento automático do motor quando o veículo não está em movimento.

Outra evolução do utilitário para atingir esta melhora na eficiência foi a introdução da Active Grill Shutter. A grade dianteira com controle, abre ou fecha automaticamente suas atletas mudando sua configuração, em função da velocidade do veículo, a temperatura do liquido de arrefecimento do motor e a temperatura da cabine, além de ser um importante componente aerodinâmico.

O motor Boxer, trabalha em conjunto com um câmbio automático do tipo CVT, que prioriza o conforto, sem abrir mão do desempenho. Esta transmissão, que anteriormente era de seis velocidades, agora trabalha com sete marchas e apresentou, também, ganho no peso, ficando 7,8 kg mais leve.

Além da redução de peso, nesta transmissão foi ampliado o alcance da relação de marchas para melhorar o desempenho de aceleração e eficiência do consumo de combustível, de acordo com a Subaru.

Tração integral e muita tecnologia embarcada são destaques

O Subaru Forester está equipado com o sistema de tração integral permanente Subaru Symmetrical All-Wheel Drive. Essa tecnologia distribui a energia gerada pelo motor de maneira equilibrada para as quatro rodas, conferindo ao modelo mais dirigibilidade e segurança em variadas condições climáticas e tipos de terrenos.

O modelo conta, ainda, com a tecnologia Subaru Intelligent Drive (SI-Drive), que permite ao motorista selecionar as características de condução do veículo em dois modos: Intelligent, que evidencia o conforto e a economia de combustível, e Sport, com respostas rápidas mais ágeis.

Entre as diversas novidades apresentadas pela nova versão do modelo, agora os motoristas poderão ativar o sistema X-Mode convenientemente por meio do novo interruptor rotativo para ultrapassar estradas acidentadas ou irregulares.

O novo interruptor rotativo auxilia os motoristas a operarem agilmente e de forma fácil o sistema para melhor transpor, por exemplo, de áreas enlameadas nas quais os pneus poderiam ficar presos.

O motorista poderá optar entre dois modos de operação do X-Mode: Snow/Dirt (terra, areia ou cascalho) ou Deep Snow/Mud (lama ou barro).
Esse último interrompe o controle de tração, enquanto o controle de torque da ECU permite que o motor gere rapidamente o torque máximo para trabalhar em estradas ruins.

O New Forester também conta com o Hill Descent Control (controle de descida em declives) que mantém automaticamente uma velocidade constante ao descer ladeiras.

Além disso, o SUV é equipado com o sistema Auto Vehicle Hold – AVH (retenção do veículo em rampa), que mantém o carro estático tanto na subida, como na descida, ou em qualquer situação, independente do intervalo de tempo, permitindo ao motorista tirar o pé do freio nestas circunstâncias e o veículo só se movimentará após o motorista encostar o pé no acelerador.

Tecnologias – Entre as tecnologias trazidas pelo novo Forester, destaque para os faróis direcionais para curvas, para o alerta traseiro de tráfego cruzado e para o detector de ponto cego.

Crédito: Rafael Gagliano

Já o sistema EyeSight utiliza duas câmeras para capturar imagens tridimensionais (3D) coloridas, com excelente nível de reconhecimento de objetos, desenvolvidas para corresponder exclusivamente às condições de tráfego de cada País.

Essas câmeras detectam obstáculos e informam o motorista, com o auxílio de uma indicação no painel de instrumentos, além de atuar em vários dispositivos do veículo, tais como freio, piloto automático e acelerador, auxiliando na redução da velocidade, até a parada do automóvel.

O novo Subaru Forester conta com 5 anos de garantia original de fábrica, sem limite de quilometragem. O SUV chega ao Brasil com duas versões de acabamento que variam os preços entre R$ 159,99 mil e R$ 169,99 mil, o que implica informar que alguns itens apresentados são exclusivos da versão topo de linha. (Da Redação)