Colheita da Cooxupé acelera e atinge 26,65%

13 de junho de 2019 às 0h04

img
Crédito: Paulo Whitaker/Reuters

São Paulo – A colheita de café dos cooperados da Cooxupé, maior cooperativa cafeeira do mundo, atingiu 26,65% da área plantada até 7 de junho, bastante à frente do ritmo estabelecido nos anos anteriores, informou a instituição ontem.

Em igual período do ano passado, a colheita havia alcançado apenas 11,47% da área e, desde 2015, ao menos, não ultrapassava os 13% neste momento da safra, disse a Cooxupé em um relatório.

Alguns cafeicultores brasileiros afirmaram anteriormente que o período de colheita veio mais cedo neste ano, em parte, por conta das floradas adiantadas no ano passado.

Eles também relataram problemas com a maturação dos grãos em diferentes épocas, o que provavelmente afetará a qualidade da safra.

Safra menor – O Brasil deverá ter uma safra menor de café em 2019, pelo fato de ser um ano de baixa no ciclo bienal de produção do País, que alterna anos de maiores e menores colheitas.

A Cooxupé, maior exportadora de café do Brasil, afirmou que a colheita na principal região produtora, o sul de Minas Gerais, atingiu 30,93% da área cultivada. O trabalho de campo tem ritmo mais lento no Cerrado mineiro, onde agricultores colheram 17,19% da área.

A Cooxupé espera que a safra na área de atuação dos cooperados atinja 7,6 milhões de sacas em 2019, ante 8,4 milhões de sacas em 2018. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail