Confeiteiros buscam fomentar negócios

12 de dezembro de 2018 às 0h05

DA REDAÇÃO

Com o objetivo de promover negócios em confeitaria e ampliar oportunidades de geração de renda com a aproximação do Natal, o grupo de fomento ao empreendedorismo feminino ‘Empreendendo no Lar Doce Lar’ realizou no final de novembro, no Sesc Venda Nova, a segunda edição do Confeitar Minas, congresso direcionado a confeiteiros, estudantes de gastronomia, doceiros e demais interessados em confeitaria.

Cerda de 400 microempreendedores da confeitaria de todo o País conferiram a programação do evento que contou uma série de palestras, aulas e bate-papos com renomados especialistas visando se capacitar tanto em técnicas de produção de doces, bolos, sobremesas e demais alimentos confeitados, quanto no desenvolvimento de habilidades de negociação e vendas. Além da programação formativa, o evento contou com uma área de exposição, degustação e venda de produtos de confeitaria com preços especiais.

Segundo a idealizadora do Empreendendo no Lar Doce Lar e organizadora do Confeitar Minas, Dani Formigueiro, a edição de 2018 superou todas as expectativas de público e de geração de negócios. “A resposta do público foi muito positiva. Recebemos pessoas de diversas partes do País e também do interior do Estado que saíram daqui com o ânimo renovado e cheios de ideias para lucrar com as festas de fim de ano”, afirma. “Os expositores também relataram boas vendas e muitos deles já confirmaram presença na próxima edição da Confeitar Minas, agendada para fevereiro de 2019, com foco na geração de negócios na Páscoa”, adianta Dani Formigueiro.

Setor comemora crescimento – O setor de confeitaria chama a atenção no vasto mercado de gastronomia e food service. Não se sabe ao certo se ele conseguiu sobreviver bem à crise ou se destacou como o “salvador da pátria” de muitas pessoas após a mesma. A única certeza é que o aumento da procura por produtos de confeitaria tem impulsionado o mercado e novos negócios.

“O perfil do consumidor está mudando e a confeitaria entendeu o recado e também tem mudado para atender esse público”, afirma Dani Formigueiro. “Para o fim do ano, por exemplo, percebemos que os doces e bolos deram um salto de mera sobremesa e se tornaram produtos presenteáveis, personalizáveis e bastante procurados”, destaca.

A expansão do setor de padarias e confeitarias é confirmada por números do setor. Nos últimos 10 anos, houve um salto na arrecadação anual de R$ 40 bilhões para R$ 90,3 bilhões segundo dados do Instituto Tecnológico da Panificação, Alimentação e Confeitaria (ITPC). Para a próxima década, a expectativa segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) é de que o caminho seja de expansão das padarias e confeitarias gourmet, que têm mantido os números positivos com a crise por meio de investimentos em produtos de fabricação própria, mais gourmets e artesanais, ao invés de focar em revenda.

Com o sucesso dessa edição da Confeitar Minas, os organizadores já acertam os detalhes para novas edições. “Nosso evento nasceu com o objetivo de atender o empreendedor que, desde cedo, investiu em seu próprio negócio, aqueles que se tornaram empreendedores por questões de necessidade ou mudança de vida, e aqueles que aproveitam épocas sazonais para complementar a renda. Percebemos com o sucesso da Confeitar Minas que esses empreendedores não precisam mais sair do Estado para buscar informação atualizada e capacitação. Por outro lado, o evento jogou luz no trabalho exemplar que muitos confeiteiros mineiros desenvolvem e que ainda não é reconhecido por aqui”, finaliza Dani Formigueiro.

Lar Doce Lar – Criado em 2016, o Empreendendo no Lar é formado por cerca de 300 mil pessoas e visa o fomento ao empreendedorismo feminino, com foco na geração de renda por meio da confeitaria. Liderado pela empreendedora Dani Formigueiro, o grupo desenvolve ações nas redes sociais e eventos presenciais de capacitação e network.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail