Cresce preocupação das empresas com colaboradores

12 de dezembro de 2018 às 0h05

A edição 2018 do Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), revelou, apesar das pressões e da insegurança econômica e política vividas pelo Brasil ao longo do ano, um ambiente corporativo criativo e preocupado com as pessoas em boa parte das empresas mineiras.

Para a presidente da ABRH-MG, Eliane Ramos Vasconcelos, depois de um ano conturbado, conhecer a qualidade dos trabalhos inscritos e, especialmente, dos premiados, mostra que as empresas mineiras entenderam o valor das equipes como um ativo do qual não se pode abrir mão e, ao contrário, precisam permanentemente investir e reconhecer.
“Esse é o momento de comemorar e compartilhar essas experiências para que as pessoas se inspirem. Essa é uma grande oportunidade de aprendizado para todos. Se, de um lado, as pessoas vivem cada vez mais intensamente a tecnologia, de outro, elas precisam ainda mais das relações humanas. A qualidade de vida está ligada à qualidade das relações. Todo mundo quer boas pessoas ao seu lado e tudo que foi apresentado aqui demonstra que as empresas mineiras aprenderam essa lição”, analisa Eliane Vasconcelos.

Premiados – Foram 14 destaques. Na categoria Administração, “Programa Trilha de Carreira: impacto, percepção de mobilidade e parceria na construção da carreira no grupo Hermes Pardini”, do Grupo Hermes Pardini.

“Ao longo dos anos observamos que as pessoas esperam que a empresa decida qual o caminho elas vão fazer ao longo carreira. Nosso objetivo é fazer com que elas tomem o protagonismo das decisões pertinentes à carreira. Que o colaborador se prepare para uma vaga que deseja antes que ela surja. Em 2015, a área de Consultoria Interna começou a estruturar esses passos. Eram 325 cargos diferentes dentro do grupo. Conversamos com as lideranças, definimos a metodologia e criamos um simulador”, relembra a gerente Corporativa de Consultoria Interna/Desenvolvimento Humano e Organizacional no Grupo Hermes Pardini, Priscila Luce Alves das Neves.

No simulador, o colaborador fica sabendo quais os requisitos técnicos e comportamentais para uma determinada vaga. A partir disso ele pode se preparar e estar pronto quando a essa vaga for aberta. Através da ferramenta os gestores também podem encontrar os nichos de interesse por determinada vaga ou setor. Apesar do sucesso do simulador, a equipe não se deu por satisfeita.

“O simulador ainda é algo muito frio. Por isso, em 2016, fizemos um plano de gamificação da trilha, o que tornou todo o processo mais fácil, e criamos plantões de atendimento individual com os consultores. Além disso, promovemos eventos em que discutimos a autorresponsabilização pela condução da carreira e fazemos a reativação do plano de comunicação anualmente. Outro aspecto importante é que conseguimos quantificar a economia alcançada pelo grupo ao tornar o processo de contratação muito mais barato do que o uso comum de um headhunter”, destaca a gestora.

Na Categoria Desenvolvimento, os projetos “Planejamento de sucessão para cargos de confiança: uma quebra de paradigma em uma empresa pública”, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); “A gamificação como elemento de desenvolvimento das lideranças”, da Microcity Computadores e Sistemas; “Entre no Clima: Engajando pessoas a serem protagonistas nas ações de melhoria do clima”, da Seculus da Amazônia S/A; “Programa de Formação de Liderança”, da Aethra Sistemas Automotivos; “Seja Protagonista da sua carreira”, da CNH Industrial; “Projeto Decolar: valorizando a cultura e as pessoas”, do Grupo Friopeças; “Programa Posso Ajudar”, da Pif Paf Alimentos; “Uma nova Stola: a força das pessoas para reconstruir uma empresa”, da Stola do Brasil e “Neurociências na Gestão de Pessoas: Sistema SHIS (Significado, Humanismo, Inovação e Sustentabilidade)”, do Grupo Ribeiro do Valle.

Na categoria Sustentabilidade: “O desafio da diversidade: lições aprendidas na implementação de um programa de inclusão de pessoas com deficiência”, da VLI Logística; “Programa Ciclo Saúde em Minas Gerais”, da Fundação Vale; “Programa Lotus: resiliência, força e superação”, da Anglo American.

O case da Anglo American contou todos os detalhes do Programa Lótus, um plano de atividades criado exclusivamente pela companhia, com foco nos empregados que estavam em layoff, suspensão temporária do contrato de trabalho. O Lótus ofereceu, de junho a novembro, diversas atividades aos empregados e familiares, algumas abertas para a comunidade e terceirizados, que ultrapassam, em muito, a carga horária mínima de 60 horas por mês (em treinamentos e capacitação) prevista pela legislação para esse tipo de situação.

Também foi destaque na categoria Sustentabilidade o projeto “Escola Maria Adelaide Mendes Costa”, da Pif Paf Alimentos. “Nossos projetos são idealizados com os objetivos de multiplicar conhecimento e promover bem-estar e inclusão; estes prêmios nos orgulham e nos emocionam. São reconhecimentos do nosso trabalho no desenvolvimento de pessoas que alicerçam os resultados da organização”, afirma a diretora de Gestão e Desenvolvimento Organizacional do Grupo Pif Paf, Valéria Maria da Silva Souza.

Também foram homenageados o CEO da Localiza, Eugênio Mattar, com o título Personalidade Empresarial, e o diretor de gestão de pessoas da Usiminas, Luís Márcio Araújo Ramos, como Personalidade de RH 2018. A condecoração tem como objetivo reverenciar o trabalho de mineiros que contribuem para o desenvolvimento profissional e da economia brasileira.
“Uma empresa atenta precisa ter um CEO que seja preocupado com as pessoas, que esteja sempre disposto a investir nelas. 2019 nasce como um ano de esperança, em que o verbo esperançar significa ‘fazer acontecer’, afinal as coisas não acontecem de graça, é preciso trabalho e dedicação”, pontua a presidente da ABRH-MG.

A consultora Eliane Ramos Vasconcellos Paes foi reeleita presidente da entidade e terá como vice-presidentes a consultora e coach Marise Drumond e a diretora de gestão e desenvolvimento da Pif Paf, Valéria Maria Souza, para o triênio 2019-2021.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail