Nota de falecimento

Cristina Mascarenhas Diniz, irmã do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Aguinaldo Diniz Filho, faleceu ontem. O velório foi realizado no Funeral House. O enterro ocorrerá hoje, às 9 horas, no Parque da Colina.

Artes visuais

Começa hoje a execução das obras do Território Arte Urbana (TAU), mostra de intervenções de artes visuais que acontece nos bairros Santa Tereza e Horto, na região Leste. Na segunda edição do projeto, que vai até o próximo dia 21, foram selecionados 17 artistas individuais e uma dupla, somando 19 artistas de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, que realizarão trabalhos de diferentes suportes e linguagens – tais como pintura, graffiti, instalação, escultura, lambe-lambe e fotografia.

Serão produzidas 18 obras em 12 espaços distintos, formando um circuito artístico a céu aberto que culminará na Praça Joaquim Ferreira da Luz (rua Conselheiro Rocha, 2.845), onde acontecerão outras sete obras no muro do metrô que circunda a parte baixa de Santa Tereza. Os trabalhos ficarão expostos para visitação do público de 21 de julho a 1º de setembro.

“Curta no Almoço”

A Fundação Clóvis Salgado promove, por meio do Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1.573, Centro), mais uma edição da mostra “Curta no Almoço’.

Hoje, às 13h15, estarão em cartaz os curtas “Um Corpo Feminino”, de Thaís Fernandes que integrou a Mostra Mulher: Corpo Político no 20º Festcurtas BH, e “Ingrid”, de Maick Hander, que participou da Competitiva Minas no 19º Festcurtas BH. “Um Corpo Feminino” propõe um jogo aparentemente simples: pergunta para mulheres de diversas gerações a definição de algo que em teoria as unifica. “Ingrid” apresenta Ingrid Leão, uma mulher trans registrada a partir da montagem que une as reflexões da personagem a imagens de seu corpo. A entrada é gratuita.

Mostra Tullio Marques

A Fundação Municipal de Cultura realiza hoje às 19h30, a Mostra Tullio Marques, no MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias, Santa Tereza), da Prefeitura de Belo Horizonte.

Serão exibidos dois filmes do cineasta e agitador cultural mineiro: o curta “As Amazonas” e o longa “Cocoré”, inteiramente filmado em Belo Horizonte. Na abertura, a sessão terá comentários do próprio diretor. Tullio Marques Lopes Filho é um provocador cultural. Criador do Museu do Tropeiro, em Ipoema, também é idealizador da Estrada Real e está envolvido em um novo projeto, a criação do Museu Dom Bosco, no Colégio Dom Bosco, no município de Cachoeira do Campo. A entrada é gratuita.

Marketing digital

Amanhã e domingo, das 9 às 18 horas, Samuel Pereira, um dos maiores especialistas em tráfego e audiência pela internet, vai realizar o evento “The Map”.

O evento será no formato de uma imersão no Hotel Ouro Minas (avenida Cristiano Machado, 4.001, Ipiranga) e pretende fomentar a conversa e aprendizado sobre como fazer negócios usando a internet como alavanca, atraindo e retendo a atenção das pessoas, fazendo com que elas se tornem fãs e clientes.

Por conta do esgotamento rápido nas vendas da sessão de amanhã, Samuel Pereira conseguiu abrir uma segunda sessão igual no domingo.

Psicanálise infantojuvenil

A psicanalista e mestre em psicologia Alice Oliveira Rezende e a psicanalista e pós-doutoranda em psicologia pela UFMG Carla Capanema irão ministrar o curso de extensão “Psicopatologia e psicanálise infantojuvenil”. Os temas das aulas serão “A criança e o adolescente em Freud e Lacan”, “Neuroses, psicoses, autismos e debilidades” e “Os sintomas contemporâneos”.

Serão oito encontros, às quartas-feiras, de 19 às 21 horas, de 28 de agosto a 27 de novembro, no Conservatório de Música da UFMG (avenida Afonso Pena, 1534, Centro). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site bit.ly/criancapsicanalise até 26 de agosto.