Curtas DC Mais | 18/01

18 de janeiro de 2019 às 0h01

Prêmio do BDMG

O Prêmio Diogo de Vasconcelos foi criado para reconhecer e premiar trabalhos de pesquisa sobre a história de Minas Gerais. Em edições passadas, a premiação foi patrocinada pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e, agora retorna no âmbito do BDMG Cultural, em seu relançamento. Os textos deverão ser escritos em língua portuguesa por mineiros ou residentes no Estado há mais de dois anos. O vencedor receberá R$ 10 mil. Os trabalhos deverão ser inéditos em meio impresso. Também poderão concorrer os textos apresentados em programas de pós graduação, entre janeiro de 2013 e outubro de 2018. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.bdmgcultural.mg.gov.br. A inscrição é gratuita.

Centro-Oeste em foco

A exposição Transoeste, recorte da 8ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta e que ocupa a Câmera Sete – Casa da Fotografia de Minas Gerais (avenida Afonso Pena, 737, Centro), foi prorrogada até 2 de fevereiro). A mostra é resultado de uma viagem dos curadores Bruno Magalhães, Eugênio Sávio, João Castilho e Pedro David pelo Centro-Oeste brasileiro em busca de imagens de fotógrafos da região. A exposição reúne 114 imagens, um livro fotográfico e um vídeo, oriundos de uma análise de mais de 65 portfólios. A entrada é gratuita. O horário é, de terça-feira a sábado, das 9h às 21h; e aos domingos, das 16h às 21h.

Janeiro Verde

Janeiro é o mês de conscientização do câncer do colo do útero (cervical), também lembrado como Janeiro Verde. Esse tipo de câncer é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano (HPV), vírus sexualmente transmissível. Também é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Médicos alertam para uso de preservativo como importante aliado na prevenção.

Venda de animais

Objeto de amplo debate na Câmara Municipal, projeto que cria novas regras para a venda de animais domésticos foi vetado pelo prefeito Alexandre Kalil na última terça-feira. O texto proíbe a venda de cães e gatos em logradouros públicos, além de fixar pré-requisitos para a sua comercialização em estabelecimentos convencionais. Também foram vetadas proposições que regulam a atuação das agências bancárias e concedem isenções tributárias a sindicatos. A partir de fevereiro, os vetos serão apreciados pelos vereadores, que podem mantê-los ou derrubá-los em plenário.

Férias no museu

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza até o dia 31 de janeiro o projeto “Férias é no Museu”, na Praça da Liberdade. Um diferencial da programação deste ano é que todas as oficinas e dinâmicas possuem atividades com acessibilidade parcial ou total. Com agenda recheada de atividades lúdicas, divertidas, educativas e acessíveis, crianças e adultos poderão aproveitar o mês de janeiro para sair da rotina. As atividades são gratuitas e acontecem de terça a sábado, em horários diversos, incluindo dinâmicas, contação de histórias, oficinas e jogos educativos

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail