Goldratt apresenta em BH a Teoria das Restrições

20 de março de 2019 às 0h01

Executivos de diferentes setores participaram, ontem, do TOC Club, evento promovido pela Goldratt Consulting, na sede da Sociedade Mineira dos Engenheiros, no centro da Capital. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de entender e discutir a metodologia TOC ou Teoria das Restrições, que é utilizada pela consultoria, que é israelense, mas tem atuação internacional, inclusive no Brasil.

O diretor comercial da Goldratt Consulting, Wilson Leal, explica que o evento ajuda a divulgar a metodologia que nasceu a partir das pesquisas do fundador da consultoria e escritor do livro “A Meta”, que é amplamente utilizado por profissionais de administração e gestão.

“Quando a gente fala Teoria das Restrições, o nome não é muito atrativo, mas sua aplicação traz ganhos expressivos. De forma geral, trata-se de uma metodologia que visa identificar e remover as restrições, ou as limitações de uma empresa ou instituição, a fim de melhorar os resultados dela”, resume.

O diretor destaca que a metodologia já foi aplicada em diferentes ambientes e se mostrou eficaz independente do setor onde foi desenvolvida. De acordo com Leal, a consultoria faz um trabalho diferenciado porque, muito mais que deixar nas mãos do gestor um diagnóstico, a Goldratt Consulting constrói esse diagnóstico junto com o cliente e ajuda a implementar as soluções.

Segundo ele, os resultados obtidos pelos clientes normalmente giram em torno do crescimento de dois dígitos. A empresa atende grandes clientes em todo o mundo e, em Belo Horizonte, tem marcas importantes em seu portfólio, como Itambé e Riachuelo.

O diretor explica que as restrições ou limitações encontradas nas organizações são diversas e podem passar, por exemplo, por problemas na produção, no controle de qualidade, na ausência de inovação ou por fatos muito mais simples como a ausência de um software de gestão.

Segundo ele, o método é eficiente porque lança para a empresa um olhar sistêmico e não fragmentado.

“Há gestores que enxergam a empresa por departamentos e elaboram metas individuais para cada um deles. Nós temos uma visão holística da empresa. Acreditamos que identificar e remover gargalos traz resultados mais rápidos do que tentar melhorar tudo o que for aparecendo”, diz.

O encontro realizado pela consultoria contou com momento de palestras, mas também de interação entre os participantes. Segundo Leal, o TOC Club acontece em todo o mundo e tem o objetivo de ser um espaço para encontro, aprendizado e compartilhamento dos empresários interessados na metodologia. Essa foi a primeira edição de Belo Horizonte, mas a expectativa é de que sejam realizados mais dois encontros na Capital ainda este ano.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail