Parque do Ibitipoca amplia limite de visitantes diários

16 de julho de 2019 às 0h03

img
Crédito: Divulgação

Um acordo firmado na última semana, entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Ministério Público Estadual (MP), possibilitou o aumento do número de visitantes no Parque Estadual do Ibitipoca, passando de 600 para 1 mil visitantes diários. A regra está valendo desde o último sábado. O número obtido foi resultado de nova negociação, com base nos laudos técnicos realizados pelo IEF, MP e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sobre a capacidade de carga do parque.

A visitação à unidade de conservação era limitada a 600 pessoas por dia, desde maio de 2018, e atendia a uma determinação do MP para garantir a preservação da área de 1.488 hectares e seus ecossistemas, além de proporcionar maior segurança às pessoas que visitam o local. Após um intenso trabalho de conservação das trilhas e de manejo da unidade de conservação, foi possível definir junto ao MP um novo limite para visitação.

“O MP reconheceu que é possível fazer a alteração. O parque continuará sendo monitorado e, em 120 dias, será feita nova avaliação, podendo ser que esse número seja estendido ainda mais. Isso demonstra os trabalhos de gestão que têm sido realizados na unidade de conservação e que proporcionaram esse acordo tão importante para a população”, diz o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

De acordo com a gerente do parque, Clarice Lantelme, a gestão do parque é dinâmica e constantemente são planejadas e executadas ações para melhorias. Recentemente foram definidas medidas como um novo sistema de controle de acessos e fluxos nos atrativos do parque, limitando, por exemplo, o Circuito da Janela do Céu em 240 visitantes diários.

“Fizemos manejo nas trilhas para torná-las mais sustentáveis; implantamos sinalização normativa e educativa, de forma a melhorar o comportamento do visitante, estamos fazendo um trabalho intenso de conscientização pelas redes sociais, dentre outras ações que proporcionaram as melhorias reconhecidas pelo MP e tornaram possível o aumento no número de visitantes”, frisa.

O Parque Estadual do Ibitipoca é um dos mais visitados em Minas Gerais. Dados indicam que, no período de 2011 a 2018, o Parque do Ibitipoca recebeu um total de 619.792 visitantes, o que significa uma média de 77 mil visitantes anualmente. Em 2019, até hoje, o parque já recebeu 43.987 visitantes.

Belezas naturais – O grande número de visitantes está ligado à grande beleza da Unidade de Conservação, localizada na Zona da Mata mineira, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca.

A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são alguns dos atrativos de Ibitipoca, que abriga mirantes, grutas, praias, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O Pico da Lombada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável. (Com informações da Agência Minas)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail