Realizado em Belo Horizonte, “O Grande Encontro 2019” reuniu cerca de 800 profissionais de mais de 90 empresas - Crédito: Thiago Fernandes

Dois dias inteiros de compartilhamento de boas práticas da qualidade no ambiente corporativo e muito aprendizado. Foi assim a última edição do O Grande Encontro 2019, o maior evento da área de qualidade do Brasil, promovido pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ), nos dias 29 e 30 de maio, no Teatro Sesiminas, na região Leste da Capital. Entre as novidades dessa edição, os painéis de liderança, que abordaram o papel dos gestores no processo de implantação da cultura da qualidade.

Essa foi a 8ª edição do evento, que contou com a apresentação de 25 projetos, divididos entre as categorias Grupos de Melhoria Contínua (GMC), Lean e Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). Ao todo, participaram 800 profissionais de mais de 90 empresas.

Entre os cases apresentados também foram escolhidos seis destaques. Três foram da categoria GMC: a VLI Logística, que criou uma metodologia para economizar o consumo de diesel; a CBMM, que introduziu uma solução para dar mais eficiência ao seu processo de flotação, e a Gerdau, que criou um processo para aumentar o rendimento de cantoneiras e diminuir a quantidade de sucata descartada.

Os outros três foram da categoria CCQ: a PifPaf Alimentos, que implementou um projeto para diminuir o descarte de embalagens com resíduos de matérias-primas; a Cenibra, que criou um processo para reduzir o desgaste dos equipamentos e as frequentes interrupções da produção, e novamente a VLI Logística, que automatizou um processo que era realizado por força humana e gerava alto risco para os colaboradores.

O diretor técnico da UBQ, Rafael Castilho, avalia que o evento superou os resultados esperados. Ele afirma que foi notório o engajamento das equipes das empresas que apresentaram os cases, assim como a recepção e o aprendizado por parte dos demais profissionais que assistiram às apresentações.

“Mostramos ao público que precisamos construir equipes de melhoria contínua e que a prática de qualidade tem que ser uma filosofia para todos os dias”, afirma.

Ele também comemorou o sucesso dos painéis sobre liderança, que foram uma novidade para esse evento. Os painéis discutiram a “Liderança para Resultados” e “Lideranças Transformadoras”.

Para o diretor, as discussões foram importantes para fortalecer a percepção de que a liderança é fundamental para o sucesso da implantação da qualidade no ambiente corporativo.

“O envolvimento dos líderes nesses programas é essencial e eles servem de inspiração para o restante da equipe”, completa.