“Rota das Dez Cachoeiras” foca no turismo comunitário

10 de julho de 2019 às 0h03

img
Crédito: Evandro Rodney

Um projeto do Instituto Estadual de Florestas (IEF) vem promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da conexão das comunidades, turistas e visitantes.

Trata-se da “Rota das Dez Cachoeiras”, que reúne atrativos, caminhos e serviços do Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro.

O trabalho é feito em parceria com a prefeitura e com as comunidades do entorno do parque, como Três Barras, Cubas, Tabuleiro, Parauninha, Candeias e Baú.

O turismo de base comunitária tem como principais componentes a promoção da conservação ambiental, valorização da identidade cultural e geração de benefícios diretos para as comunidades receptoras. Com essa referência, a “Rota das Dez Cachoeiras” é uma estratégia que possibilita o envolvimento das comunidades na prestação de serviços, como hospedagem, alimentação, condução de visitantes, comercialização de artesanatos e produtos locais.

Serviços como restaurantes, venda de lanches rápidos, camping, pousadas, hospedagem domiciliar, aluguel de imóvel, condutores de turismo, estacionamento e transporte (como taxi e vans) são cadastrados. Eles passam a fazer parte de uma lista oficial divulgada pela gerência do parque e pelo site da prefeitura, além do trabalho ‘boca a boca‘ realizado junto aos turistas que visitam a região. Nos últimos dois anos, já foram cadastrados 60 prestadores de serviços, com 110 atividades.

Na região existem mais de dez cachoeiras e, ao longo do perímetro do parque, existem mais de 20 acessos. Oito guarda-parques trabalham, diariamente, auxiliando na proteção da natureza, na prevenção e combate aos incêndios florestais, além de darem todo o suporte no atendimento ao público que visita o parque.

A iniciativa, desenvolvida pelo IEF, também conta com apoio de associações comunitárias do entorno e de organizações não governamentais (ONGs) que atuam na região. Nos últimos dois anos, já foram cadastrados 60 prestadores de serviços, com 110 atividades.

Inserido nos distritos de Tabuleiro e Itacolomi, em Conceição do Mato Dentro, o parque abrange uma área de 13.508,83 hectares. A criação da unidade de conservação reforça o trabalho do governo do Estado na proteção ao complexo do Espinhaço, reconhecido como Reserva da Biosfera em 2005, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Parque Estadual Serra do Intendente, juntamente com o Parque Natural Municipal do Tabuleiro, Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, forma um corredor contínuo de unidades de conservação nas altas terras da Serra do Espinhaço.

A “Rota das Dez Cachoeiras” consiste em um percurso de 34 quilômetros, que poderão ser percorridos a pé, a cavalo ou de bicicleta e que será também sinalizado.

O percurso também contempla comunidades do entorno das áreas protegidas Pesi e Parque Natural Municipal Tabuleiro (PNMT): Três Barras, Cubas, Tabuleiro, Parauninha, Candeias/Baú. O percurso da rota se dá em um caminho saindo da MG-010, em Três Barras, e segue contornando a porção Leste da Serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro, até a comunidade de Candeias/Baú.

O trajeto evidencia o grande potencial turístico da região, com unidades de conservação, presença de comunidades tradicionais, além das paisagens cênicas constituídas de uma rica biodiversidade. (Com informações da Agência Minas)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail