Setor ganha incentivo para crescer em Coronel Fabriciano

22 de janeiro de 2019 às 0h04

img
Programa mira maior eficiência de produtores de segmento - Crédito: PCF

O município de Coronel Fabriciano, no Rio Doce, avança com as ações do “Programa de Melhoria e Eficiência da Bovinocultura Leiteira”. O projeto integra as políticas da prefeitura para aprimorar a produção agropecuária, gerar emprego e renda no campo e garantir mais qualidade de vida ao pequeno produtor.

Ao longo de janeiro, a equipe técnica continua com o trabalho de inseminação e acompanhamento das vacas selecionadas nas fazendas cadastradas. A iniciativa visa a ampliar a produtividade do rebanho, por meio de assistência técnica gratuita e controle das matrizes leiteiras. O zootecnista e técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Manoel Simões, explica que o objetivo do programa não é incentivar novos produtores ou investir na ampliação do rebanho, mas melhorar a eficiência daqueles que já se dedicam à atividade.

“Vamos trabalhar junto com os produtores, do lado de dentro e de fora da porteira, para orientar sobre gestão, custos de produção e técnicas usadas, identificar mercados e definir, conforme os dados da propriedade, ações para solucionar gargalos e tornar a produção mais eficiente”, resume.

O programa de Eficiência da Bovinocultura Leiteira começou no segundo semestre de 2018 com o cadastramento e levantamento completo dos produtores de leite. Foram feitas análises qualitativa e quantitativa do pecuarista, da propriedade e tecnologia usada atualmente; análise de dados e desenvolvimento de um plano de ações conforme a realidade do produtor leiteiro e apresentação de uma agenda de capacitações. Na próxima etapa, serão avaliados 10 índices de produção, gestão e manejo, mês a mês, durante todo o ano de 2019, para apresentar no final o produtor com o conjunto mais eficiente.

O programa, inédito no município, é desenvolvido pela Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura em parceria com a Emater-MG. “A produção leiteira não é uma tradição na cidade, mas queremos dar condições aos pequenos produtores existentes para que produzam com qualidade técnica e eficiência”, afirma o coordenador de Projetos e Programas Rurais de Coronel Fabriciano, José Maria Rosa.

Qualidade – A propriedade de Washington Maurílio, 62 anos, é uma das selecionadas pelo programa cujas vacas já foram inseminadas. Engenheiro metalúrgico aposentado, Maurílio começou plantando eucalipto há 22 anos e hoje faz planos para tornar a propriedade e rebanho mais eficientes, sem perder de vista o respeito ao meio ambiente. Com 43 cabeças de gados, sendo 16 vacas, a produção do sítio fica em torno de 20 litros por dia. Boa parte da produção é transformada em queijo gourmet, com receita trazida da Serra da Estrela, em Portugal.

“O programa valoriza o homem do campo e é um incentivo extra para o produtor rural investir e ampliar seus negócios. Estamos construindo um moinho de água e temos planos de reformar o curral. Com o aumento da produção, eu e minha esposa temos o projeto de construir uma leiteria e queijaria”, explica.

Além de leite, Maurílio também produz mudas de espécies nativas para plantio em sua propriedade e doação para os vizinhos. “Queremos uma produção eficiente e sustentável. Hoje é um hobby, mas tornar a propriedade autossuficiente será ótimo”, completa.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail