Sistema Ocemg assina Pacto Global em prol do crescimento sustentável

1 de dezembro de 2018 às 0h01

img

O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. A iniciativa, lançada em 2000, pelo então secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan, é um avanço na implementação de um Regime de Direitos Humanos e Sustentabilidade empresarial. Atualmente, são quase 13 mil signatários, entre pequenas, médias e grandes empresas, além de organizações da sociedade relacionadas ao setor privado, articulados em mais de 160 países.

A partir do dia 5 de dezembro, o Sistema Ocemg passa a integrar o Pacto Global. Na ocasião, será realizada a 12ª edição do Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras, quando os resultados das ações de solidariedade e responsabilidade social desenvolvidas pelo setor ao longo de 2018 serão apresentadas.

Um dos momentos mais importantes do evento será a assinatura do Pacto Global pelo Sistema Ocemg junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e Rede Brasil do Pacto Global. Com a iniciativa, a entidade firma o compromisso em adotar, nas suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, “o cooperativismo tem a responsabilidade social em seu DNA. As cooperativas são engajadas por natureza e isso é demonstrado com força no Dia de Cooperar. Assinar o Pacto Global da ONU é algo que nos enche de orgulho e amplia nossa responsabilidade como representantes do segmento no Estado”.

Cerca de 250 convidados entre presidentes e representantes das cooperativas mineiras são esperados para o Seminário de Responsabilidade Social, que apresentará palestras, resultados do Dia de Cooperar (Dia C) 2018 e experiências sobre as ações de voluntariado cooperativista. Na ocasião, as cooperativas mineiras também serão reconhecidas pela participação no maior movimento cooperativista de voluntariado do País – o Dia C.

O Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras terá uma programação diversificada e participação de palestrantes como Haroldo Machado Filho, assessor especial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (PNUD) do Sistema ONU no Brasil sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Carlo Linkevieius Pereira, secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, com mais de 15 anos de experiência em temas relacionados à sustentabilidade corporativa; e Ana Cristina Maia, consultora na área de Gestão e Responsabilidade Social, com atuação como empreendedora social em um projeto piloto com jovens infratores no Estado do Rio de Janeiro.

Estarão em debate temas como “As Cooperativas, o Desenvolvimento Socioeconômico e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS”; “ODS e as Empresas” e “Responsabilidade Social – Transformando Organizações para Transformar a Sociedade”.

O encontro é uma realização do Sistema Ocemg e acontece das 9 horas às 17 horas, no Hotel Mercure, em Belo Horizonte. Mais informações, bem como a programação completa estão disponíveis na seção Eventos do portal do cooperativismo mineiro: www.minasgerais.coop.br.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail