Sustentar deve receber 1,5 mil pessoas

1 de novembro de 2018 às 0h05

img
Evento é uma excelente oportunidade para promover transformações relacionadas às questões socioambientais do planeta - Divulgação

A 11ª edição do Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável (Sustentar), promovido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Minas Gerais (Sebrae Minas), acontece no dia 23 de novembro, na sede do Sebrae Minas, na região Oeste da Capital.

O evento, que deve receber cerca de 1,5 mil participantes, tem o tema “Desafios globais, soluções locais e o futuro tecnológico sustentável”. O Fórum apresenta-se como meio para discussão de temas vinculados à sustentabilidade e promove o estabelecimento de parcerias para fomentar estratégias que contribuem para a construção de um mundo melhor, com responsabilidade ambiental, social, cultural, através workshops, seminários e feira de produtos e tecnologias.

Para a diretora-executiva do Instituto Sustentar, Jussara Utsch, o evento é uma excelente oportunidade para promover transformações substanciais relacionadas às questões socioambientais do planeta, do Brasil e das comunidades locais. A realização das atividades em paralelo permite que os interessados tenham em um só dia uma visão bastante ampla do tema e se concentrem em pontos de maior interesse ou com os quais têm mais proximidade.

São quatro grandes eixos: o Grande Diálogo – visão e sustentabilidade; Inovação Sustentável – oportunidades, mercado sustentável e futuro; Estratégia e Tecnologia – gestão para a responsabilidade socioambiental, além do Hackthon Sustentar – Inovação e Soluções Sustentáveis. Ainda faz parte do evento a Feira Sustentar, em que são apresentados produtos, tecnologias e serviços, focados na responsabilidade socioambiental.

A feira é dedicada a autoridades, diretores, gerentes, técnicos e representantes de empresas, Representantes e técnicos do setor governamental (Ministérios, Secretarias de Estado e Municipais, Prefeituras, Ibama, ICMBio, Gestores de Ongs e associações de classe), representantes do setor acadêmico – gestores, professores universitários e estudantes, lideranças regionais, profissionais atuantes nos setores correlatos e especialistas e empresários envolvidos.

Leia também:

Evento terá maratona de programação

“O Fórum é composto por uma série de eventos simultâneos. De manhã teremos um amplo diálogo focado nas demandas dos líderes. Governos, empresas e sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável. Os líderes precisam saber sobre o Brasil nos próximos 10 anos. A tarde vamos tratar de temas mais específicos com um olhar bastante especial sobre a compliance e a inovação dentro do desenvolvimento sustentável. O papel da academia no processo de inovação das empresas, a indústria 4.0, o que as grandes empresas podem aprender com as startups, entre outros temas”, pontua Jussara Utsch.

O fato mais importante para o Brasil este ano – as eleições – não vai ficar passar despercebido pelo evento. A intenção é produzir um documento para ser entregue ao presidente eleito. De acordo com o presidente do Conselho do Instituto Sustentar, Roberto Fagundes, a expectativa vivida pelos eleitores é a mesma vivida pelas empresas. A mudança de comando nos níveis federal e estadual somada à instabilidade internacional no que tange às políticas de preservação do meio ambiente faz com que a responsabilidade da sociedade civil, empresas e academia seja ainda maior.

“Nosso pensamento é contribuir não só com o nosso País, mas diante da importância do Brasil no cenário internacional, contribuir com o planeta. O pensamento e as ações têm que ter, ao mesmo tempo, dimensão local e global. Em Minas trabalhamos para sensibilizar a nossa bancada no Congresso. Independentemente de quem foi eleito teremos, pelo menos, seis meses de observação para entender qual política será desenvolvida. Acreditamos que o Brasil precisa e deve cumprir os acordos assinados e as metas estabelecidas para a busca de um desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade exige planejamento de curto, médio e longo prazo, por isso as políticas precisam ser de estado e não apenas desse ou daquele governo”, analisa Fagundes.

O Sustentar tem inscrições gratuitas e programação no site http://sustentar.net/2018/ e é voltado para o público amplo. “A sustentabilidade é assunto que todos devem se preocupar e que todos têm o que fazer a respeito. Dos grandes empresários, do presidente e governador até cada um dentro de casa, todos temos algo a fazer para que o País e o mundo caminhem para o desenvolvimento sustentável”, completa.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail