Solução apresentada pela startup catarinense ajuda empresas a gerenciar os resíduos, evitando diversos problemas | Crédito: Divulgação Spin

Em um contexto no qual o cuidado com o ecossistema se tornou crucial para garantir a sobrevivência das próximas gerações no planeta, atitudes sustentáveis contribuem para que impactos negativos diminuam e a natureza seja preservada.

No Brasil existem medidas, garantidas por lei, de regularização para o destino dos resíduos sólidos e realizar a coleta de lixo é obrigação dos cidadãos e das empresas. As companhias precisam prestar contas ao governo sobre a destinação correta e, muitas vezes, esbarram na burocracia da atividade.

Pensando em facilitar o processo, a Elo Verde oferece o serviço por meio de uma plataforma digital de gestão de resíduos para empresas. A startup, acelerada pela Spin, realiza o gerenciamento de documentos próprios e de terceiros com compartilhamento e recebimento da papelada, controle de prazos, validades e lembretes e interação entre as obras, gestores e fornecedores.

Entre os diferenciais que destacam a empresa no segmento estão o controle de geração de resíduo no processo, a integração com órgãos ambientais e a gestão compartilhada do resíduo.

Além disso, a Elo Verde também organiza o fluxo simplificado e otimizado, controle e compartilhamento de documentos e de entrada e saída de caminhões, gestão de coleta e agendamentos, monitoramento das centrais de armazenamento do resíduo e integração com parceiros ambientais.

No caso das indústrias, a plataforma disponibiliza a organização da geração nas obras com aplicativo mobile (off-line), monitoramento dos locais de armazenamento de forma centralizada e remota, e relatórios e indicadores de sustentabilidade.

Já no âmbito das coletas, transporte e destinação, a Elo Verde fornece o controle de solicitações de recipientes nas obras, aplicativo mobile com programação das tarefas e otimização de rotas de coleta e monitoramento da situação com acompanhamento em tempo real.

Dessa forma, a startup estabelece a gestão sustentável dos resíduos dos clientes. O objetivo é garantir inovação e praticidade, acompanhando, em tempo real, os principais indicadores de geração e destinação.