Saiba como se proteger do golpe que frauda cartão por aproximação

Com informações da Folhapress

Crédito: Adobe Stock

Crédito: Adobe Stock

Como as máquinas e os sistemas das lojas geralmente são infectados por meio de engenharia social, os empresários e vendedores devem ficar atentos para não permitir invasões.

Crédito: Adobe Stock

É importante que os estabelecimentos tenham proteções nos computadores, com bom software antivírus, um sofware que bloqueia a instalação de programas de terceiros.

Crédito:  Adobe Stock

Nas abordagens por email, observar o domínio de onde as mensagens vieram — que aparece depois do “@”. Caso não seja um dos canais oficiais das empresas contratadas, o melhor a fazer é não clicar nos links.

Crédito: Adobe Stock

Como prevenção, os clientes podem também ficar atentos à mensagem de erro exibida pela máquina, que na versão identificada pela Kaspersky foi: “ERRO APROXIMACAO (sic) INSIRA O CARTAO (sic)”.

Crédito:  Adobe Stock

Para o consumidor que foi afetado, a recomendação é procurar o banco para impugnar a cobrança indevida no cartão no cartão e fazer boletim de ocorrência.

Crédito:  Adobe Stock

O consumidor também deve ficar de olho no extrato do cartão de crédito. Caso seja detectada uma transação dobrada não reconhecida, é recomendado entrar em contato com o banco ou com o emissor do cartão.

Crédito:  Adobe Stock

Saiba mais  no Diário do Comércio!