Por Dione AS
Crédito: Adobe Stock
Afroempreendedor é um termo que, muitas vezes, não está somente ligado aos indivíduos cuja cor da pele é preta e que decide abrir um negócio próprio.
Crédito: Freepik
O termo vem também de afrontamento, que se resume à força do “estar” e do “oferecer”, o que geralmente não é visto ou representado no mercado.
Crédito: Freepik
Pesquisa realizada pela aceleradora de empreendedorismo negro no Brasil Pretahub apurou que a população afro-brasileira lidera, junto aos pardos, a maior representatividade empreendedora do País, cerca de 51%.
Crédito: Adobe Stock
Dentro deste cenário, 29% dessas empresárias e empresários priorizam outras pessoas pretas dentro de seus negócios.
Crédito: Adobe Stock
A especialista em Gestão de Pequenos Negócios de Periferia e também professora convidada da Fundação Dom Cabral (FDC), Juliana Morais, afirma que tamanhos são os desafios existentes no País para quem busca empreender.
Crédito: Adobe Stock
No entanto, para quem é um afroempreendedor, os desafios que traduzem a realidade se tornam ainda maiores.
Crédito: Freepik
Crédito: Adobe Stock