Aportes em pesquisas minerárias  são escassos no País, diz o Ibram

Por Mara Bianchetti

Crédito: Unsplash

Projeções do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) dão conta de um volume de US$ 41,3 bilhões em investimentos no setor mineral brasileiro de 2021 a 2025, dos quais US$ 10,2 bilhões serão aplicados em Minas Gerais.

Crédito: TV Brasil

Apesar das cifras elevadas, não é de hoje que a entidade alerta para a falta de novos projetos e da falta de diversificação dos negócios minerários no Brasil. Maior dedicação às pesquisas minerárias podem fazer a diferença e o número de pedidos de licenças está crescendo em todo o País.

Crédito: Unsplash

No ano passado, o Estado liderou os pedidos protocolados junto à Agência Nacional de Mineração (ANM), incluindo requerimentos de pesquisa, licenciamento, lavra garimpeira e extração.

Crédito: Unsplash

No País, os registros passaram de 10.746 em 2020 para 16.946 em 2021, representando avanço de 57,6% de um exercício para outro. Minas Gerais teve 2.565 documentos, ou seja, cerca de 15% do total.

Crédito: Unsplash

Saiba mais  no site do DC

Crédito: Unsplash