ESPEcial

Base da economia sofre influência indígena

Por Daniela Maciel

Crédito: Marcello Casal Jr/ABr

Reconhecidos os únicos capazes de proteger e preservar as florestas e toda a biodiversidade que elas encerram, os povos tradicionais e originários – em especial os indígenas – são muito mais que protetores.

Crédito: Paulo de Araújo/MMA

Eles são detentores de um conhecimento que pode levar o Brasil e o mundo ao tão almejado desenvolvimento limpo, responsável e justo. Em uma palavra: sustentável.

Crédito: Fernando Frazão/ABr

Manejadores ancestrais da floresta, os povos indígenas, desde a época das grandes navegações e da chegada dos portugueses, contribuem com seus conhecimentos e força de trabalho para produção de riquezas e formatação do modelo econômico desenvolvido no País.

Crédito: Paulo de Araújo/MMA

Mesmo que o modo de viver e produzir dos povos indígenas brasileiros seja diferente do modelo ocidental herdado da Europa, eles fazem parte e se integram ao modelo econômico construído ao longo da história do Brasil.

Crédito: Paulo de Araújo/MMA

Na atualidade, os chamados serviços ambientais são, talvez, os mais visíveis como uma forma de integração, mas as possibilidades são muito mais numerosas. Todo esse conhecimento acumulado aponta para o futuro.

Crédito: Paulo de Araújo/MMA

Dono da maior diversidade do planeta, o Brasil é respeitado pela sua potência natural, capaz de gerar grandes descobertas em diferentes campos como alimentação, fármacos, materiais sustentáveis, tecnologias ambientais para o combate aos efeitos das mudanças climáticas, entre outros.

Crédito: Paulo de Araújo/MMA

Crédito: Paulo de Araújo/MMA

Confira o conteúdo especial!