DIÁLOGOS DC

"Brasil precisa de segurança energética"

Por Daniela Maciel

Crédito: Freepik

A crise energética, as mudanças climáticas e as oportunidades no setor de energias renováveis se mostraram parte de um mesmo pacote de temas que, se hoje impõe restrições ao desenvolvimento das pessoas e do País, pode ser convertido em soluções que trarão desenvolvimento local e melhores condições de vida e negócios para todo o planeta.

Crédito: Freepik

Para a gerente de energia da Fiemg, Tânia Santos, o Brasil está em uma posição confortável diante das médias mundiais no que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa (GEE) realizadas pelo setor de energia. Isso, porém, não pode deixar o setor passivo diante da necessidade que o mundo tem de reduzir essas emissões e mitigar os prejuízos causados pelas mudanças climáticas.

Crédito: Freepik

De acordo com o gerente de sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão de Freitas, o enfrentamento às mudanças climáticas devem ser feitas sobre dois pilares: a mitigação dos efeitos com a redução das emissões dos GEE, que passa pela produção de energia de fontes renováveis e redução do consumo; e a adaptação aos efeitos da mudança climática construindo estruturas mais resilientes.

Crédito: Freepik

Para o engenheiro eletricista, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Alexandre Bueno, as mudanças climáticas, que alteram os ciclos de chuvas e secas e provocam eventos extremos, trazem para o setor uma preocupação específica sobre os reservatórios, sejam eles represas, baterias, reservatórios fósseis ou usinas nucleares, por exemplo.

Crédito: Freepik

Mais sobre o MM2032 no  site do DC

Crédito: Freepik